Em primeira instância é importante se entender o que significa a palavra comprometimento, que vem de comprometer-se, ou seja, que, de forma simplificada pode-se inferir acerca da atitude em responsabilizar-se, seja por alguma coisa ou por alguém.
Assim, há que ter em conta que o comprometimento é um valor a ser trabalhado nas organizações, posto que se traduz em fator estratégico na construção de relacionamentos saudáveis no ambiente das instituições e que, com certeza terá influência nos resultados.
O comprometimento no trabalho está relacionado ao nível de entusiasmo e motivação que movem os colaboradores na execução das atividades, as quais lhes são conferidas e, que sejam consoantes à missão, objetivos e metas organizacionais, bem como em sintonia aos valores e crenças inerentes às mesmas.
O desempenho eficaz e otimizado e a produtividade dos colaboradores em uma organização são decorrentes além dos conhecimentos e habilidades, também das suas atitudes, e aí se insere o engajamento e o comprometimento, onde os colaboradores demonstram o nível de compreensão sobre a instituição e o que ela representa a si e no contexto onde se insere.
E, no que concerne às equipes de trabalho, este é outro aspecto a ser considerado, ou seja, uma organização não pode resumir-se a ser apenas um agrupamento de pessoas, é necessário estruturar-se enquanto equipes, as quais precisam ser sinérgicas e estarem sintonizadas dentro de um nivelamento conceitual que propicie a realização das tarefas de maneira a atender aos seus reais propósitos.
Portanto, buscar o comprometimento das equipes tem a finalidade em contribuir à efetividade das organizações e sua consequente sustentabilidade, para tanto, o investimento no aprimoramento dos recursos humanos, o reconhecimento ao trabalho executado pelos colaboradores, dentre outras ações, serão bases sólidas para o êxito das instituições.
Um grupo de colaboradores comprometidos é básico para o presente e o futuro de uma organização. Os líderes destas instituições são os responsáveis pela construção da cultura do comprometimento.
Em última análise fica o questionamento, como está o nível de comprometimento das equipes de trabalho em sua organização? Até que ponto esses colaboradores estarão prontos a enfrentar os desafios e obstáculos que, inevitavelmente acontecem no cotidiano que afetam o desempenho e até mesmo podem vir colocar em xeque a existência das organizações? Pensem nisso!
Marco Aurélio B D’Oliveira.