Hugo Souza, atualmente com 25 anos, está prestes a retornar ao Flamengo após uma temporada emprestado ao Chaves, de Portugal. O goleiro, que tem contrato com o Rubro-Negro até dezembro de 2025, vai se reapresentar ao Centro de Treinamento Ninho do Urubu no dia 1º de julho. Apesar de ter tido bons momentos no Chaves, incluindo a defesa de três pênaltis em um jogo contra o Benfica, a equipe portuguesa não exerceu a opção de compra devido ao rebaixamento no Campeonato Português.
Em entrevista ao “Charla Podcast”, Hugo admitiu que se deslumbrou no início da carreira, o que impactou negativamente seu desempenho. Ele destacou que, após ganhar um aumento salarial e um novo contrato, comprou um carro de luxo, o que gerou uma repercussão negativa entre os torcedores. Hugo reconheceu que faltou foco no futebol, uma vez que o deslumbramento com a nova realidade financeira afastou-o do rendimento esperado em campo.
Ganhei realmente o carro, foi um presente. Mas assim, eu acho que tudo é como a gente enxerga as coisas. Na época eu vinha de uma família sem nada, e do dia para a noite a gente conseguia ter alguma coisa, tá ligado? E aí quando isso acontece, para você mudar a chave é difícil. É uma coisa que usamos, por exemplo, lá no escritório que faz mentoria: segurança, sonho e transbordo. É o que a gente fala da parte de dinheiro. Mano, eu não tive instrução nenhuma para criar uma segurança naquele momento, só queria viver o sonho. Moleque, do nada minha vida mudou, então não tive instrução. Não tinha meu pai, eu que cuidava da minha mãe, até hoje cuido, da minha irmã… Era tudo comigo. Então eu falava: “Pô, já tem essa pressão toda em cima de mim, vou desfrutar um pouco”, disse ele.
No Flamengo, o goleiro perdeu espaço ao longo dos anos. Após se destacar em 2020 e virar titular com apenas 21 anos, Hugo teve poucas oportunidades em 2021 e 2022, não conseguindo repetir o nível de atuação do início de sua carreira. Porém, em abril deste ano, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, afirmou em entrevista coletiva que o clube não conta com Hugo Souza. Atualmente, o elenco conta com Rossi, Matheus Cunha e Lucas Furtado, o que coloca Hugo disponível no mercado de transferências.
Nos últimos meses, o nome de Hugo Souza foi especulado em várias equipes do futebol brasileiro. Entre os clubes que demonstraram interesse estão o Vitória, o Santos e, mais recentemente, o Corinthians, que enfrenta uma grave crise na posição de goleiro. O jogador, porém, aguarda o desenrolar das negociações conduzidas por seus empresários enquanto desfruta de suas férias.
Hugo Souza ressaltou em sua entrevista que, embora tenha contrato com o Flamengo até 2025, está aberto a novas oportunidades e espera que seu desempenho em Portugal atraia propostas interessantes. O goleiro mostrou-se confiante de que coisas boas virão e acredita que seu trabalho foi bem desempenhado no Chaves, apesar do rebaixamento do clube.
— Eu tenho contrato com o Flamengo até dezembro de 25. Meu contrato de empréstimo com o Chaves acaba agora dia 30, então a princípio eu volto a me apresentar ao Flamengo no dia 1º de julho. E aí, bom, vamos ver o que vai acontecer, o futuro está nas mãos de Deus. Vou aguardar o mercado, acredito muito que meu trabalho foi bem desempenhado lá e vão acontecer coisas com certeza. Conversa já tem em alguns lugares, mas isso aí meus empresários que cuidam, ainda mais agora de férias prefiro nem saber, explicou Hugo.