No verão passado, ficou conhecido que as soluções gráficas discretas da AMD com arquitetura RDNA 2 seriam registradas dentro do sistema multimídia dos veículos elétricos Tesla e, após a atualização do Model X e Model S, ficou claro que agora pode competir com o mesmo Sony PlayStation 5 em termos de desempenho. Agora Elon Musk pretende tornar possível a execução de todos os jogos do catálogo Steam em veículos elétricos Tesla.
O chefe da Tesla tradicionalmente fez a declaração correspondente no Twitter, como explica Electrek. Segundo ele, é importante para a empresa garantir que qualquer jogo do catálogo Steam possa rodar no sistema de bordo de seus veículos elétricos, e não títulos seletivos. Ao mesmo tempo, destaca-se que o caminho para a implementação desta solução não será curto. Musk também está determinado a disponibilizar o Cyberpunk para os proprietários de picapes elétricas Cybertruck, também para rodar em sistemas multimídia de estoque.
Ressaltamos que apenas os veículos elétricos Model S e Model X, que são os mais caros oferecidos pela Tesla, estão atualmente equipados com gráficos discretos do nível RDNA 2. O modelo 3 e o modelo Y convencionais não possuem a GPU discreta Navi 23 da AMD, mas migraram recentemente para os processadores AMD Ryzen Embedded, acelerando significativamente a interface subjacente.
A especificidade do sistema de bordo do Model S e do Model X é a presença de dois ecrãs táteis: um está localizado na consola central e o segundo é movido para a parte de trás da caixa do apoio de braço localizada entre os bancos dianteiros. Ambos os monitores permitem que você execute jogos, inclusive usando controladores sem fio. De acordo com Elon Musk, a relevância dos jogos dentro dos veículos elétricos da Tesla crescerá à medida que o processo de controle do carro for automatizado. O entusiasmo da empresa em implementar esse recurso foi um tanto prematuro, pois no ambiente atual ela foi forçada a bloquear o acesso aos jogos em movimento de acordo com as exigências das autoridades.