China Declara Estado de Emergência com Surto de Metapneumovírus Humano

Destaque Mundo Saúde

A China iniciou 2025 enfrentando uma grave crise sanitária. O país declarou estado de emergência devido a um surto do Metapneumovírus Humano (HMPV), um vírus respiratório altamente contagioso que afeta principalmente crianças, idosos e pessoas com sistemas imunológicos debilitados.

O HMPV provoca sintomas como febre, tosse, dificuldade respiratória e, em casos mais graves, pneumonia. A emergência sanitária é agravada pela circulação simultânea de outros agentes infecciosos, como a Influenza A e o Mycoplasma pneumoniae, aumentando os desafios enfrentados pelas autoridades de saúde.

A infecção geralmente ocorre nos primeiros anos de vida e a reinfecção é comum.

O período de incubação (tempo entre a exposição ao vírus e o início dos sintomas) estimado varia de 3 a 6 dias, e a duração média da doença depende da gravidade, mas tende a ser semelhante a outras infecções respiratórias virais.

Assim como outros vírus respiratórios, o HMPV é transmitido principalmente de uma pessoa infectada para outra por meio de secreções liberadas ao tossir ou espirrar, contato pessoal próximo, como apertos de mão ou toques, ou ao tocar objetos ou superfícies contaminadas e, em seguida, levar as mãos à boca, ao nariz ou aos olhos.

Não há tratamento específico ou vacina contra o metapneumovírus.

Quando alguém é infectado, recomenda-se o tratamento, com orientação profissional, para aliviar sintomas.

De acordo com a American Lung Association, organização americana focada na saúde pulmonar, isso geralmente envolve o uso de medicamentos para controlar a dor e a febre (como paracetamol e ibuprofeno), além de um descongestionante.

Para pacientes com chiado no peito e tosse mais graves, o médico pode recomendar o uso de corticosteroide inalado ou oral (como a prednisona) para reduzir a inflamação e melhorar a respiração.

Adaptado de G1
Imagem de El País

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *