Uma das maiores exposições itinerantes do Brasil que resgata a história dos videogames chega a Campo Grande hoje (11). Gratuito, a programação segue até o dia 26 de janeiro, no shopping Bosque dos Ipês, com mais de 450 consoles de todas as gerações.
A exposição 53 anos de videogames mostrará a evolução do mercado mundial de videogames. E isso tudo começou em 1972, quando o engenheiro Ralph Baer anunciou o Magnavox Odyssey, considerado o primeiro console de videogame do mundo.
A exposição interativa resgata mais de cinco décadas de história da evolução dos videogames. De acordo com o curador do Museu do Videogame, Cleidson Lima, entre as relíquias estão:
- O primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972;
- O Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976;
- Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos);
- O Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogame fabricado no Brasil);
- O Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D);
- O Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor);
- O Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979;
- O R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).
Além saber mais sobre a história do videogame, os visitantes também vão poder jogar em alguns que fizeram história, tais como o Telejogo Philco-Ford, Atari 2600 , Odyssey, Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo, Neo Geo, Panasonic 3DO, Turbografx, Nintendo 64, Game Cube, Sega Dreamcast, Xbox, Playstation 1, PlayStation 2, entre outros.
Premiação
Aqueles que curtem dançar e suar a camisa, uma outra atração no evento será o palco movimento. Nele, o jogador é desafiado a imitar os mesmos movimentos de dançarinos profissionais virtuais e, assim, alcançar a melhor pontuação no ranking do evento. Os mais bem colocados poderão, inclusive, participar do concurso de dança e faturar brindes e prêmios.
Fonte: G1