As relações de trabalho interferem de forma muito significativa na produção de resultados e entregas das organizações, portanto, é algo que deve merecer uma atenção especial.
Estruturar um plano direcionado no sentido de “humanizar” as relações de trabalho é fundamental às organizações no propósito do alcance de seus objetivos e metas e ao cumprimento de sua missão.
Para tanto é essencial reconhecer que cada colaborador é único, que cada colaborador tem suas próprias crenças, valores e sua história de vida, suas limitações e potencialidades, de forma que deve ser objeto de uma atenção específica, bem como estes aspectos, certamente irão influenciar no desempenho desses colaboradores e nos resultados da instituição.
E o ponto de partida para se obter a humanização nas relações de trabalho está na forma de acolhimento desses colaboradores, na criação de um clima que possa efetivamente gerar empatia, satisfação e bem-estar, onde o colaborador tenha prazer em estar no seu ambiente de trabalho.
A capacitação contínua, a realização de eventos que promovam o congraçamento e a integração das equipes de trabalho se constituem também, em valiosas estratégias para o aprimoramento nas relações de trabalho, tornando-as assertivas e saudáveis.
Mais importante do que os números, as máquinas e todo arsenal tecnológico, são as pessoas que dão vida às organizações, diante disso, a valorização dos talentos humanos é a base para o sucesso organizacional, e o instrumento básico à sustentabilidade e perenidade das instituições, sejam elas públicas, privadas ou do terceiro setor.
Marco Aurélio Barbosa D’Oliveira.
