Muitas pessoas procuram saber como aumentar seu score de crédito, uma das ferramentas utilizadas pelos bancos e financeiras na análise de crédito que mede se você é um bom pagador, estabelecendo assim um grau de confiança.
O que é score de crédito?
O score de crédito é uma pontuação que órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa, utilizam para classificar os consumidores de acordo com seu histórico e medir o grau de confiança no pagamento de suas contas. De forma prática, o seu CPF recebe uma “nota” de acordo com seus hábitos financeiros.
Se você tem nome sujo, paga suas contas em atraso, não faz movimentações no crédito, como compras parceladas, por exemplo, provavelmente o seu score de crédito será baixo. Se você tem bons hábitos financeiros e paga suas contas sempre em dia, a sua pontuação provavelmente será média ou alta.
Um score de crédito baixo é prejudicial porque ele define a sua imagem no mercado financeiro. Ou seja, se sua pontuação for considerada baixa, pode ser que seu cartão de crédito ou empréstimo não seja aprovado na análise de crédito feita pelo banco ou instituição financeira.
O que é análise de crédito?
É uma avaliação que o banco faz para saber se pode liberar ou não o crédito ao cliente. A análise é baseada em seu comportamento na hora de pagar as contas, e deduz se você vai conseguir honrar com as faturas e parcelas (no caso do empréstimo).
Muitas propostas são reprovadas na análise por causa da confiança. Assim como você só empresta dinheiro a quem confia que vai pagar, o banco e financeiras também pensam assim, diminuindo o risco de calote.
É importante saber que os bancos tendem a não aprovar pessoas com nome negativado, pois nessa situação, a possibilidade de gerar novas dívidas são maiores. Caso esteja enfrentando esse problema, você pode conferir nossas dicas de como sair do vermelho aqui no Blog. Quitar as dívidas é o primeiro passo para aumentar seu score.
Como funciona a análise de crédito?
Não pense que só o score é motivo para você ser recusado no cartão de crédito. São utilizadas diversas ferramentas para essa avaliação, alguns bancos utilizam mais de 100 delas na hora de fazer uma análise de crédito, como:
- Documentação (verificação de quem pede o crédito);
- Histórico de relacionamento com o banco (se já houve contratação de crédito e como essa quitação foi feita);
- Análise nos órgãos de Proteção ao Crédito (todas suas informações como consumidor, como histórico financeiro e score);
- Avaliação do cartão ou empréstimo (o produto de crédito que você está solicitando, tem que estar dentro do seu perfil).
Como funciona as faixas de score de crédito?
Sua nota pode variar de 0 a 1.000 pontos, que demonstram sua reputação financeira em categorias. Basicamente, existem três tipos de score de crédito: o baixo (de 0 a 400), o médio (de 401 a 700) e o alto (de 701 a 1.000). Veja abaixo o que cada pontuação significa no mercado:
- 0 a 200: risco muito alto de inadimplência;
- 201 a 400: risco alto inadimplência;
- 401 a 700: risco médio de inadimplência;
- 701 a 900: risco baixo de inadimplência;
- 901 a 1.000: risco muito baixo de inadimplência.
Os órgãos como Serasa, SPC ou Boa Vista, por exemplo, utilizam de seu histórico como pagador para gerar sua pontuação. Vale lembrar que cada bureau de crédito tem seu próprio método de definição da pontuação, mas geralmente as informações consideradas por eles são:
- Contas pagas;
- Contas atrasadas;
- Está ou esteve negativado;
- Pedidos de crédito, (cartões, empréstimos, financiamentos, etc.);
- Relação com as instituições financeiras.
Essas informações são repassadas aos órgãos por lojas que você compra normalmente, além dos próprios bancos. Então, manter a boa relação com o credor é muito sempre importante.
O que pode baixar o score?
- Atrasar o pagamento de contas, faturas, boletos etc.;
- Pedir vários cartões de crédito;
- Pedir vários empréstimos;
- Pedir aumento exagerado de limite;
- Não ter contas registradas seu nome.