O Abril Verde é o mês de conscientização e prevenção ao acidente de trabalho, onde campanhas são voltadas para à saúde e segurança no ambiente de trabalho.
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, é lembrado em todo o mundo em 28 de abril, data estabelecida por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.
Em consequência, no Brasil, em 2005, através da Lei n.º 11.121, esse dia também foi utilizado para indicar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Ainda não podemos esquecer que, no dia 07 de abril, é celebrado o dia Mundial da Saúde.
Foi escolhido o mês de abril para marcar o movimento, devido a duas datas importantes relativas ao assunto, uma das datas é o Dia Mundial da Saúde, celebrada em 7 de abril, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que define o conceito de saúde como um “completo bem-estar físico, mental e social”.
Em relação à cor que marca o movimento, foi eleita a cor verde por esta relacionada aos cursos da área de saúde e representar a segurança do trabalho. Vale destacar que o mês de abril foi eleito como um período de fortalecimento do movimento, mas que as ações e a conscientização devem perdurar todo o ano, em busca de melhorar a segurança e a saúde no trabalho.
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a Prefeitura Municipal de Campo Grande e outros municípios também publicaram leis instituindo o mês Abril Verde no calendário oficial. O Abril Verde foi instituído pela Lei Estadual 5.196/2018 e que também oficializou o dia 28 de abril como Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
Essa iniciativa quer trazer saúde e a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, independente do vínculo empregatício, formal ou informal, e mobilizar o envolvimento da sociedade, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho e em decorrência do mesmo.
Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, mantido pelo MPT em parceria com a Organização Internacional do Trabalho, entre 2012 e 2019, o Brasil registrou um acidente de trabalho a cada 49 segundos e uma morte decorrente deles a cada três horas e três minutos.
De acordo com o SINAN – Sistema de Informação de Agravo de Notificação, no Brasil os números registrados de acidentes de trabalho no período de 2012 a 2019 foram 692.131 e no Estado de Mato Grosso do Sul registrou cerca de 21.061 acidentes de trabalho nesse mesmo período. Desse total, 410 resultaram em mortes.