De olho no mercado de trabalho, moradores de Campo Grande buscam uma nova profissão ou especialização na área em que atuam através dos cursos de capacitação oferecidos pelo Programa Rede Solidária, desenvolvido pelo Governo do Estado e gerenciado pela Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
“É uma ferramenta inovadora que está tendo uma expansão significativa no mercado de trabalho. Os drones estão sendo usados tanto para foto e filmagem de eventos, quanto para levantamentos, mapeamentos, instalação de painel solares, na agricultura e pecuária, é um equipamento versátil e tem boa utilização para diversas áreas”, conta Jean Carvalho Ortiz, instrutor do Senai.
Desde a implantação do Rede Solidária na capital, mais de 3000 pessoas já se capacitaram com cursos que abrangem diversas áreas. Este ano as inscrições estão abertas desde março, capacitando 120 pessoas com cursos de costura, fabricação de salgados e biscoitos, mecânica, instalação de sistemas de energia fotovoltaica e pilotagem de drone, curso inovador oferecido em primeira mão pelo Senai em Campo Grande através do Rede Solidária.
No mercado de cursos, o valor médio de uma vaga para capacitação em Pilotagem de Drone varia entre R$500,00 e R$800,00. Com o convênio do governo com o Senai, as vagas são gratuitas para todos os cursos oferecidos. “Estou bastante satisfeito com o curso, aprendemos tanto a legislação para usar o drone como a pilotar o equipamento. Estou bastante animado, sem ter custo com o curso pude comprar meu drone”, diz Alex Paulo Batista, aluno do curso.
Para Cristina Meza, Diretora do Rede Solidária I, no bairro Dom Antônio, após o período mais crítico da pandemia é nítido o sentimento de esperança nos trabalhadores que buscam capacitação no programa. “O retorno dos cursos este ano criou uma expectativa muito grande entre os alunos, como se renascesse a esperança de dias melhores. Aqui para nossa realidade, onde muitas famílias são vulneráveis socialmente, os cursos de capacitação dão a oportunidade imediata de renda e possibilitam abrir caminhos para entrada no mercado de trabalho já que muitos perderam o emprego no último ano”.
Quem também agarrou a oportunidade de capacitação sem custo, foi a moradora do bairro Dom Antônio Barbosa, Maria Claudelina, aluna do curso de fabricação de pães e confeitaria. “Trabalho por conta, então toda renda que sobra é para terminar a construção da minha casa, essa ajuda do Rede Solidária é muito importante, minhas filhas ficam no projeto e eu posso fazer meus bolos e salgados que vendo aqui perto de casa mesmo”.
Para o mês de maio ainda há disponibilidade de vagas para cursos de Modelagem de Moda Fitness, Soldagem de Eletrodo Revestido e Reparos Residenciais. Para maiores informações entre em contato com Rede Solidária pelo telefone (67) 3308-3041.
Deise Helena Gomes, Rede Solidária
Foto: Rede Solidária