A PRF (Polícia Rodoviária Federal) resgatou dez salamandras mexicanas transportadas sem licença e em condições de maus tratos em Miranda, cidade a 211 quilômetros de Campo Grande. Ao todo, A polícia resgatou 10 salamandras, que estavam sendo transportadas de forma irregular e sem licença necessária, e prendeu o homem que transportava os anfíbios, no final da manhã desta quarta-feira (01), em Miranda.
De acordo com a polícia, agentes fizeram a abordagem do veículo VW Voyage, de placas de Campo Grande (MS), conduzido por um homem, acompanhado por um casal, no km 602 da BR-060.
O passageiro, ao ser entrevistado pelos policiais, demonstrou um nervosismo exagerado e contradições nas respostas apresentadas. Ao vistoriar as bagagens dele, os PRFs encontraram dois sacos plásticos com dois anfíbios dentro, e no porta-malas do veículo, mais oito sacos com salamandras, totalizando dez anfíbios.
Ainda segundo a PRF, as salamandras, da raça Salamandra Axolote, de origem da Cidade do México, necessitam de oxigênio para sobreviver e estavam sendo transportadas de forma precária com pouco oxigênio, além de estarem há mais de doze horas sem troca de oxigênio. Além disso, o homem não possuía licença para transportar os animais. Ele disse que trabalha com comércio de animais e que a intenção era revender os anfíbios pelo dobro do preço adquirido.
O homem foi detido e encaminhado para o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) de Corumbá, juntamente com os animais.
Salamandras Axolote resgatadas (Divulgação/PRF)
Fonte: midiamax