Uma programação especial acontece no Bioparque Pantanal até sábado (11) em celebração a Semana do Meio Ambiente. Além de ter sediado o evento do governo do Estado em prol da Agenda Carbono Verde do Agro, ontem (6), o espaço oferece aos visitantes exposição de serpentes exóticas, demonstração de projetos de preservação e apresentações culturais com temáticas voltadas a natureza.
Para o governador Reinaldo Azambuja, Mato Grosso do Sul é exemplo no crescimento com sustentabilidade. “O programa Estado Carbono Neutro que é dividido em oito temas concretos já está acontecendo e vai levar nosso Estado a neutralizar as emissões de gás até 2030”, enfatizou o chefe de Estado na abertura do evento.
O titular da secretaria de Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro) Jaime Verruck também participou do evento e comentou o tema. “É um momento de ter um diálogo e de apresentar os resultados das políticas ambientais no Estado. Mato Grosso do Sul é um locus pra gente mostrar ao mundo que é possível crescer, se desenvolver e manter a sustentabilidade”, declarou.
Programação Bioparque
Durante toda a semana membros do Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (GRETAT) estarão no piso inferior do complexo com a exposição de serpentes sul-mato-grossenses e répteis apreendidos, entre os animais estão a boca de sapo e a píton. Atualmente as serpentes vivem no Biotério da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
Para a professora e gestora do Biotério, Paula Helena Santa Rita é de extrema importância explicar para as pessoas o papel desses animais na sociedade. “O veneno de alguns animais é utilizado na indústria farmacêutica, na produção de medicamentos, então eles precisam ser preservados, é necessário ter o conhecimento de como agir ao se deparar com uma serpente”, explica a profissional.
A estudante do terceiro ano do Ensino Médio da Escola da Escola Estadual Carlos Drumond de Andrade, em Anastácio, Raíssa Alves, de 16 anos aprovou o passeio com a turma. “Além de conhecer essa diversidade de peixes tive a oportunidade de conhecer o universo das cobras, sou apaixonada por répteis e ter essa experiência foi muito bom”.
A Organização Não Governamental (ONG) Onçafari também está presente na Semana do Meio Ambiente do Bioparque. Com o objetivo de ajudar na conservação de onças pintadas por meio de monitoramento, os integrantes trabalham em prol da vida selvagem junto com as comunidades.
“Através do monitoramento nós atuamos como uma ferramenta de conservação. Identificamos pegadas, fezes, vestígios para depois instalar câmeras para capturar o registro dos indivíduos. A partir daí fazemos uma campanha de captura para colocar o rádio colar no pescoço das onças e monitorá-las sem dificuldade”, disse o biólogo, Fábio de Sousa.
Na quinta-feira (9), no período da tarde, o Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação – CEAM/AHS fará uma performance de apresentação da sucuri-verde do Bioparque, a Gabi. A apresentação contará com música e pintura em tela.
Segundo o a diretora do complexo, Maria Fernanda Balestieri é importante estar atento as questões da preservação ao meio ambiente e passar isso para as pessoas. “Aqui é o espaço ideal para falar sobre o assunto, mostrar o que temos de bom e conscientizar sobre os cuidados que devemos ter com a natureza”, explicou.
Rosana Lemes, Subcom
Foto destaque: Eduardo Coutinho