Para marcar o mês de prevenção ao câncer de mama, o Cras Moema recebeu nessa quinta-feira (13) e sexta-feira (14), a carreta do Hospital do Amor. Durante os dois dias, três profissionais de enfermagem que atuam no veículo atenderam pelo menos 90 mulheres da região, que tiveram a oportunidade de realizar exames de mamografia e papanicolau.
A ação é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Campo Grande com o hospital, que atende mulheres de diversas regiões da cidade.
Além de oferecer exames gratuitos à comunidade, a parceria tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero, mostrando que a chance de cura da doença é elevada quando descoberta de maneira precoce.
A aposentada Ironi Patala, 65 anos, aproveitou a carreta para colocar em dias os exames. “Facilita muito para quem não tem acesso a clínicas particulares, além de ser pertinho de casa e aqui nós somos tratadas com carinho e não parece um ambiente hospitalar”, ressaltou Ironi, que participa da ação pela segunda vez.
A dona de casa Izete Nolasco, 51 anos, faz acompanhamento periódico e falou sobre a importância de cuidar da saúde com regularidade para evitar diagnóstico tardio. “Hoje temos acesso a informações e têm mulheres que não fazem check up com medo dos resultados. Precisamos nos conscientizar que quando o câncer é descoberto no início a chance de cura é grande. Eu não perco a oportunidade, a carreta do Hospital do Amor é uma bênção para nós”, concluiu Izete.
A coordenadora do Cras Moema, Lindaura Pazderová falou sobre a iniciativa de levar a carreta do amor para a região. “Nosso objetivo é incentivar as mulheres a declarar seu amor a si mesmas, cuidar da sua saúde e entender a importância da prevenção. Nós já realizamos outras ações como essa e só temos a dizer que essa parceria deu certo. É gratificante ver o amor e o cuidado que as profissionais têm pelas nossas mulheres”, disse a coordenadora.
Orientação
O câncer de mama é o tipo mais comum da doença entre as mulheres. A mamografia é recomendada para todas as mulheres entre 50 e 69 anos, o exame deve ser realizado a cada dois anos. Nos casos de incidência de nódulos, os exames devem ser realizados com frequência, de acordo com a orientação médica.
O exame papanicolau é recomendado para todas as mulheres que têm ou já tiveram vida sexual ativa e com idade entre 25 e 64 anos. A orientação é que ele seja realizado anualmente.
A carreta do Hospital do Amor atende todas as regiões de Campo Grande e as ações acontecem em parceria com as UBF’s e Cras. O atendimento acontece por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. É necessário levar os documentos pessoais, como CPF, RG, Cartão do SUS e comprovante de residência para ser atendida.