Empresário André Guimarães consolida candidatura para Prefeitura de Nioaque
Nome do PP para ser o candidato a prefeito de Nioaque nas eleições municipais do próximo ano, o advogado e empresário André Guimarães consolidou na disputa pelo cargo de prefeito de Nioaque.
Conforme a 2ª rodada da pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Nioaque nas eleições de 2024, realizada pelo Instituto Ranking nos dias 25 e 26 de setembro junto a 500 moradores do município, André Guimarães lidera, tanto na espontânea, em que obteve 20,6% das intenções de votos, ou seja, 4,4 pontos percentuais a mais que no levantamento anterior feito em maio, quando alcançou 16,2%, quanto na estimulada, em que teve 32%, isto é, 4 pontos percentuais a mais que na anterior, quando somou 28%.
Com o apoio da senadora Tereza Cristina e do PP, o empresário está filiando novas lideranças e construindo uma grande aliança para a eleição do próximo ano no município de Nioaque.
Presidência
No fim de junho deste ano, o PP anunciou o advogado e empresário André Guimarães, como presidente do partido no município, assim como dos demais integrantes, conforme certidão de composição expedida pela Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul.
Como presidente do PP de Nioaque, André Guimarães intensificou as estratégias já discutidas com a cúpula estadual do partido com vistas às eleições municipais. Segundo ele, o foco será debater com a população a necessidade de investir na modernização do município, com a implementação e formatação de projetos a serem discutidos com as famílias de cada região.
Nome do PP para ser o candidato a prefeito, o advogado e empresário afirma que já passou a época de políticos teimarem em iludir as pessoas com promessas vãs. Ele afirmou que a população hoje está mais esclarecida e, por isso, quer debater uma administração de “começo, meio e fim’’, ou seja, para que a população durante o período da campanha eleitoral possa analisar a amplitude das propostas apresentadas de forma séria e consciente.
Propostas
“Nioaque precisa de obras para melhorar a saúde e de uma administração que promova geração de emprego e renda”, disse André Guimarães, que tem procurado conversar com os diversos segmentos da sociedade de Nioaque para a construção de um projeto de consenso, que faça a cidade sair da estagnação administrativa em que vive há alguns anos.
Um dos pontos destacados pelo empresário está relacionado ao setor da saúde, pois o único hospital do município é bem deficiente e não tem condições de prestar atendimento de emergência. Nioaque está localizada a 160 quilômetros da Capital e é necessário que o hospital da cidade tenha condições de atender casos de emergência e não se trata apenas das pessoas mais carentes. “Um caso emblemático, é um aparelho de raio X que foi destinado ao hospital há mais de um ano e até hoje não foi instalado”, afirmou André Guimarães.
Ele ressaltou que a cidade de Nioaque tem permanecido atrás de outros municípios, como Jardim, Anastácio, Maracaju e Guia Lopes, que vivem em franco desenvolvimento. O empresário destaca que hoje os produtores rurais acreditam que a implantação de estradas vicinais é um imperativo para que a agricultura, que já está sendo praticada por diversas propriedades, possa se consolidar e gerar emprego e renda. “O que se vê em Nioaque é uma cidade abandonada, que não oferece atrativos para os visitantes”, ressaltou.
História
Em 14 de julho de 1847 partiu uma expedição comandada por Joaquim Francisco Lopes, com o objetivo de estabelecer uma rota fluvial para ligar Mato Grosso ao Paraná. Após longa viagem, aportaram na região onde se radicaram, vindo de Cuiabá (MT) em 1840.
Estabeleceram então um porto que foi batizado com o nome de São João de Antonina em homenagem ao Barão de Antonina. Mais tarde foi fundada a povoação de Nioaque, em data, até hoje, suscetível de dúvidas: 22 de abril ou 22 de maio de 1848. Foi elevada a distrito pela Lei nº 506, de 24 de maio de 1877, e a município pelo Decreto nº 23, de 18 de julho de 1890, sendo que, portanto, se comemora o seu aniversário no dia 18 de julho.
A População total do município era de 14.336 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2010), tendo área de 3.924 km², o que representa 1.0987% do Estado, 0.2452% da Região e 0.0462% de todo o território brasileiro. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.715 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000).
Também conhecida como “Cidade dos Dinossauros”, Nioaque é famosa pelas pegadas de criaturas pré-históricas encontradas na região, que viraram marca registrada do município. As estátuas de dinossauros espalhadas pelas ruas se tornaram um atrativo para turistas que adoram fazer registros ao lado das esculturas.
Além da rica história paleontológica, a cidade possui um PIB de cerca de R$ 315,2 mil, com destaque para as participações da administração pública, serviços, agropecuária e indústria. O topônimo do nome Nioaque deriva da palavra tupi-guarani “Anhuac”, que traduzida para o português significa “Clavícula quebrada”. Anhuac, era a designação do rio, hoje Nioaque, que banha a cidade. Sua grafia antiga era “Nioac”.