Chocolate em barra, batatas fritas, macarrão instantâneo e carnes processadas estão listadas como alimentos que envelhecem de maneira acelerada a pele. Essa não seria uma novidade, a maioria das pessoas sabe que é preciso evitar os produtos citados, mas agora, o médico endocrinologista Saurabh Sethi engrossa o alerta e detalha em um vídeo publicado nas redes sociais o dano que cada um dos alimentos pode causar à pele.
Refrigerante prejudica a firmeza da pele
De acordo com Saurabh Sethi, o excesso de açúcar na bebida suga o viço da pele e deteriora componentes importantes, como proteínas, elastina e colágeno. Esses componentes são importantes para a firmeza da pele.
Barras de chocolate têm componentes ultraprocessados
As barras de chocolate são prejudiciais à pele devido aos componentes, como o próprio cacau, que perde nutrientes no processo de industrialização. Ainda há versões com farinha branca e gordura hidrogenada.
Macarrão instantâneo tem elevado índice de sódio e ajuda a reduzir viço da pele
Rápido, prático e perigoso, o macarrão instantâneo é rico em sódio e aditivos químicos que ajudam a reduzir a saúde da cútis. Além de não cumprir a função de alimento, o produto contribui para outras doenças, como a hipertensão, já que tem excesso de sódio.
Batata frita é rica em gordura e sódio, inimigos da pele saudável
A batata frita também parece um alimento prático e tem intensa divulgação das redes de fast food, mas formam a combinação perfeita para a indução do envelhecimento da pele. A aceleração do envelhecimento ocorre, principalmente, pelo processo de fritura, considerando que os óleos usados têm gordura trans, que ajuda no processo de inflamação do organismo e no surgimento de radicais livres.
Aditivos das carnes processadas pioram aspecto da pele e causam inflamações no organismo
As carnes processadas também estão na preferência de sabor de muitas pessoas, mas representam perigo constante para a saúde do organismo como um todo. Na pele, também contribuem para o envelhecimento dos tecidos e, no organismo, causam inflamações, obesidade e elevam o risco de hipertensão.
O Jacaré