Dia Mundial da Espinha Bífida e Hidrocefalia

Brasil Destaque Saúde

Hoje (25) é o Dia Mundial da Espinha Bífida e Hidrocefalia. Como já abordamos na matéria do dia 1º de outubro, a Espinha Bífida é uma malformação congênita em que a coluna não se fecha corretamente, permanecendo uma abertura chamada de disrafismo e que pode comprometer as estruturas internas como medula, nervos e meninges.

O mês de outubro é conhecido como mês amarelo e vermelho de conscientização da Espinha Bífida e Hidrocefalia. O país todo tem mobilizado esforços para divulgar a malformação.

Há vários tipos de Espinha Bífida, desde fechadas tais como a Espinha Bífida Oculta e a Lipomielomeningocele, e também abertas, a Mielomeningocele e a Raquisquise.

A mielomeningocele é o tipo de Espinha Bífida mais grave compatível com a vida longa.

A ABRASSE – Associação Brasileira de Espinha Bífida situada em Curitiba/PR tem hoje cerca de 2.600 associados, entre familiares e indivíduos com a malformação.

Paulo Cechin, presidente da ABRASSE, falou sobre a Espinha Bífida em seu discurso, na Câmara Municipal de São José dos Pinhais, na data de ontem (24)

Participação do Paulo a partir dos 40 min

As representantes da ABRASSE em Cascavel/PR, Paola e Denise, estiveram ontem (24) na Câmara Municipal da cidade, onde foi aprovada a lei em segundo turno do PLO nº 112/2023, na qual a cidade passa a ter o Dia Municipal da Mielomeningocele, que será todos os anos em 25 de outubro.

Foto: Paola e Denise

A representante Fernanda de Tubarão/SC participou também ontem da Rádio Tubarão falando sobre mielomeningocele

A Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde/MT já está colorida com as cores amarela e vermelha:

Foto: Carina, representante da ABRASSE em Lucas do Rio Verde/MT

Em Santos/SP, a AMBSEC – Associação de Mielomeningocele da Baixada Santista, presidida pela Paula Santolaya publicou uma matéria no Jornal A Tribuna, como também a iluminação pública de vários pontos da baixada.

Em Campo Grande/MS, a representante da ABRASSE Cynthia Lescreck em seu podcast realizou duas entrevistas neste mês sobre a causa, a primeira com a mãe Larissa Rogoshi e a outra com a fisioterapeuta neurofuncional Eliz Regina Antunes.

Larissa Rogoshi, mãe de Mielo
Eliz Regina Antunes, Fisioterapeuta

Também hoje (25) a Câmara Municipal de Campo Grande está iluminada com as cores amarela e vermelha.

Cynthia e seu filho Matheus Henrique

Mais informações sobre a ABRASSE, acesse o site e o instagram.

2 thoughts on “Dia Mundial da Espinha Bífida e Hidrocefalia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *