O Flamengo encara o Red Bull Bragantino, nesta quinta-feira (23 de novembro), em partida atrasada da 30ª rodada do Brasileirão. E jogo acontece quatro anos após a conquista que mudou o clube de patamar no continente: a CONMEBOL Libertadores de 2019 contra o River Plate.
O histórico time comandado por Jorge Jesus que perdeu apenas quatro jogos e conquistou cinco títulos em um período de 13 meses ainda permanece vivo na memória do torcedor rubro-negro. Daquele elenco, sete jogadores ainda estão no time da temporada 2023.
Apesar de terem feito história no Flamengo, os sete atletas (Rodrigo Caio, Filipe Luís, Gerson, Arrascaeta, Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol) vivem situações diferentes. Alguns deles estão em baixa e podem deixar o clube na próxima temporada. O ESPN.com.br faz um resumo de cada um até aqui.
Rodrigo Caio
Zagueiro titular absoluto do Flamengo de 2019 a 2021, ele perdeu espaço na temporada passada por conta das graves lesões. Neste ano, foi pouco utilizado por Jorge Sampaoli e só voltou a ganhar minutos com Tite. Até o momento, não foi procurado para uma renovação e deve deixar o Flamengo em dezembro, quando acaba o seu contrato. Somente uma reviravolta mudará o destino do camisa 3.
Filipe Luís
Multicampeão pelo Flamengo, Filipe Luís foi absoluto até o fim da temporada passada, quando faturou a sua segunda Libertadores pelo time carioca. No entanto, uma lesão sofrida em Guayaquil retardou a temporada do camisa 16, que viu Ayrton Lucas ser comprado em definitivo e tomar conta da posição. Com Tite, Filipe voltou a ser titular nos últimos jogos, deu assistência, mas também tem a saída encaminhada em dezembro, quando o seu contrato também chega ao fim. Apesar de ter a idolatria da torcida e a confiança plena de Tite, o experiente lateral de 38 anos deve pendurar as chuteiras.
Gerson
O ‘Joker’ do time de Jorge Jesus chegou a deixar o Flamengo em 2021, vendido ao Olympique de Marselha, mas foi recomprado pelo time carioca neste ano. Gerson tem sido titular absoluto com todos os técnicos da temporada e vem em boa fase com Tite. Chegou a voltar a ser convocado pela seleção brasileira do técnico Fernando Diniz. Atualmente, ao lado de Arrascaeta, é o único que tem vaga assegurada na equipe titular.
Everton Ribeiro
Capitão da equipe, o camisa 7 viveu seu melhor momento na temporada passada. Foi dele o passe para Gabigol garantir o tri da América diante do Athletico-PR. Absoluto até o ano passado no time titular, Everton vive momento de instabilidade no seu último ano de contrato. O vínculo com os cariocas acaba em dezembro, mas, apesar de ainda não ter chegado a um acordo, a tendência é de que o jogador fique no Flamengo. O atual técnico Tite é um grande admirador do futebol de Everton, que também é querido pela diretoria. A única discussão é o tempo de contrato, se o vínculo será de dois anos ou apenas um.
Arrascaeta
Assim como Gerson, o uruguaio é absoluto no Flamengo. A falta de um substituto para o o meia é um verdadeiro tormento para as comissões técnicas que passaram pelo Ninho do Urubu desde 2019. Arrascaeta é a cabeça pensante do time do Flamengo e comprova toda a idolatria que tem com gols, passes e boas atuações. Aos 29 anos, o camisa 14 tem contrato até o fim de 2026 e deve seguir vestido a camisa rubro-negra nos próximos anos.
Gabigol
Grande nome da geração de 2019, o herói das duas conquistas de Libertadores vive um momento turbulento e delicado no Flamengo. Além da má fase técnica, o camisa 10, que virou reserva de Pedro, tem sido duramente criticado pela torcida por conta das atuações em campo.
Recentemente, em post feito no último dia 15, data de aniversário do Flamengo, causou polêmica ao respostar uma arte que contava com a presença de Zico. Enquanto Gabi tinha duas taças da Libertadores, Zico tinha a de 1981 em seu colo, mas sem o Mundial. A ausência da principal conquista rubro-negra rendeu um burburinho, com Andrade, eterno ídolo da geração de ouro do Flamengo, rebater Gabigol e falar para o atacante ‘estudar mais a história do clube’.
O contrato de Gabigol com o Flamengo vai até o fim de 2024. As partes chegaram a conversar por uma extensão de vínculo por cinco anos, mas as tratativas estacionaram diante do mau momento vivido pelo ídolo da torcida.
Bruno Henrique
O eterno parceiro de Gabigol comprovou o investimento de R$ 25 milhões feito em 2019 com gols, passes e títulos. Bruno Henrique se tornou ídolo da torcida e foi absoluto no período em que esteve apto para jogar. No entanto, uma grave lesão no joelho direito na temporada passada foi um grande marco na passagem do atleta pelo Rio de Janeiro.
O camisa 27 retornou aos gramados apenas no meio da atual temporada e, de forma surpreendente, nem dava mostras que havia sofrido uma contusão séria. O maior embróglio de Bruno Henrique com o Flamengo aconteceu há poucos meses. Com vínculo até dezembro, a novela por uma renovação de arrastou, já que o clube carioca queria um ano de contrato, enquanto o jogador pedia três anos.
O Palmeiras chegou a entrar na situação, ofereceu uma proposta astronômica de três anos de contrato a Bruno Henrique e fez o Flamengo acelerar. Depois de oferecer dois, o Rubro-Negro chegou aos três anos pedidos pelo atleta. As partes se acertaram e selaram a renovação. No entanto, o novo vínculo ainda não foi oficializado pelo Flamengo.
Próximos jogos do Flamengo
- Red Bull Bragantino (C) – 23/11, 21h30 (de Brasília) – Brasileirão
- América-MG (F) – 26/11, 18h30 (de Brasília) – Brasileirão
- Atlético-MG (C) – 29/11, 20h (de Brasília) – Brasileirão