A secretaria Estadual de Saúde decidiu ampliar a oferta de vacinação contra a dengue para crianças com idade entre 10 e 14 anos, em todo o Mato Grosso do Sul. Até então estavam sendo vacinadas apenas crianças de 10 e 11 anos.
A resolução n° 179, publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (26), decide ampliar a abrangência da vacina, tendo como meta imunizar 90% do público-alvo. A SES justifica que a vacinação contra a dengue pretende reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelos vírus da dengue na população-alvo para a vacinação.
O Ministério da Saúde estabeleceu, para 2024, que o público imunizado contra a dengue serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, após pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa.
O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.
Mato Grosso do Sul recebeu 73 mil doses
O Estado recebeu duas remessas da Qdenga, somando 73.354 doses do imunizante. Com isto, o Estado será o primeiro do país a ter todos os seus municípios contemplados com a vacina.
Dourados é um município pioneiro no país na imunização contra a dengue. A vacinação em massa é desenvolvida pela Sems (Secretaria Municipal de Saúde), em parceria com o laboratório japonês Takeda, que desenvolveu a vacina Qdenga. O imunizante já está disponível na rede privada de saúde e tem imunidade completa em duas doses, sendo que a segunda deve ser aplicada após três meses da primeira.