Onde está a próxima grande geração de treinadores?

Destaque Esporte

Reforçando uma tendência recente, neste ano o futebol brasileiro dá mais espaço aos técnicos no início de suas carreiras. Não à toa, seis ‘novatos’ disputam o Brasileirão pela primeira vez na área técnica: António Oliveira (Athletico), Crespo (São Paulo), Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza), Miguel Ángel Ramírez (Inter), Sylvinho (Corinthians) e Umberto Louzer (Sport).

A missão deles é usar o Brasileirão para se consolidar e assim engrossar a lista da nova geração de treinadores já bem estabelecidos. No melhor dos mundos, tentam seguir os passos de Abel Ferreira e Rogério Ceni, expoentes desta nova safra e atuais campeões da Libertadores e do próprio Brasileiro, respectivamente.

Os citados têm entre 36 e 48 anos e por isso baixam consideravelmente a média de idade dos técnicos da elite, que agora é dominada pelos ‘quarentões’: dos 20 treinadores, só Guto Ferreira (55) e Cuca (57) têm mais de cinquenta anos.

Este rejuvenescimento se reflete na experiência deles: na média, o tempo de carreira dos atuais técnicos da Série A é 22% menor se comparado ao de 2020 (veja no gráfico mais abaixo).

RAMON BITENCOURT/O TEMPO/ESTADÃO CONTEÚDO

Os “medalhões” que restaram

Cuca é o técnico mais experiente desta primeira rodada: com 12 títulos, ele é também o mais vencedor e tem quase 25% dos títulos dos outros 19 treinadores que começam esta Série A (os demais somam 50).

Apenas quatro técnicos (Barroca, Cuca, Ceni e Diniz) iniciam o terceiro Nacional seguido empregados em um clube da elite. Além disso, esta edição têm apenas dois campeões na área técnica: Cuca (2016) e Rogério Ceni (2020). No ano passado eram sete títulos e três campeões (pois só Luxemburgo tem cinco).

Dos treinadores campeões dos últimos 15 anos, Jorge Jesus, Carille e Tite agora têm empregos internacionais (este na seleção); Muricy, Paulo Autuori e Antônio Lopes têm cargos diretivos; Abel Braga, Andrade, Geninho e Marcelo Oliveira estão sem cargo; e Leão está aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *