Dia do Atleta: falta de incentivo é a principal dificuldade para competidores

Esporte

O Dia do Atleta Profissional é comemorado anualmente em 10 de fevereiro no Brasil. A data homenageia todas as pessoas que fazem do esporte a sua profissão. Desde o dia 24 de março de 1998 que o desporto pode ser considerado uma prática profissional, de acordo com a lei nº 9.615.

De acordo com o atleta passo-fundense, Guilherme Kurtz, que participa de corridas de rua, a modalidade vem crescendo muito no Brasil. Em Passo Fundo a corrida de rua ganhou muitos adeptos e nota-se a quantidade de atletas treinando diariamente no município, além de diversas competições realizadas ao longo do ano.

Conforme Kurtz, embora o atletismo venha ganhando cada vez mais competidores, ainda existe muita carência de público acompanhando as provas, seguindo os atletas nas redes sociais ou incentivando os atletas. Desse modo, a grande maioria das pessoas não tem conhecimento sobre as modalidades e só acaba acompanhando atletas de pontas e em grandes competições, como os Jogos Olímpicos por exemplo. Kurtz relata que muitos criticam o desempenho de atletas brasileiros nessas grandes competições, porém não seguem o dia a dia dos atletas, as dificuldades e a falta de incentivo.

Guilherme Kurtz relata a falta de apoio para atletas individuais. Diferente do futebol, vôlei e outros esportes mais populares, os esportes individuais, como o atletismo por exemplo, sofrem com a carência de incentivo, tanto por parte dos órgãos públicos, como na iniciativa privada. Kurtz é um dos atletas de ponta de Passo Fundo, já representou a seleção brasileira e aguarda uma nova convocação para integrar a seleção novamente no campeonato sul-americano, que acontece na Bolívia. Mesmo estando entre os melhores atletas na sua modalidade, Kurtz relata muitas dificuldades para conseguir incentivo e patrocínio.

O atleta destaca que a maioria dos competidores não conseguem se manter somente com o esporte e precisam conciliar a vida puxada de treinos, com o trabalho ou os estudos. Kurtz é advogado e atualmente trabalha em um escritório de advocacia no município. Ele conta que treina todos os dias, de manhã e a tarde, conciliando com o trabalho diário e as competições Brasil a fora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *