O reitor da universidade Anhanguera/Uniderp, Taner Bitencourt, participou da sessão nesta quinta-feira (17) e, na Palavra Livre, falou aos vereadores do pioneirismo da instituição em Mato Grosso do Sul. O convite foi feito pelo vereador Dr. Jamal.
“São 48 anos de atuação em Campo Grande e Mato Grosso do Sul. Essa iniciativa pertence ao visionário professor Pedro Chaves, que já era empreendedor na área de educação com a Mace. Em Campo Grande, toda pessoa tem, em algum momento, algo a ver com essa instituição de ensino”, afirmou.
A história da Uniderp em Mato Grosso do Sul inicia-se em 1974, com a criação do Cesup (Centro de Ensino Superior), ainda na Avenida Ceará. Em 1989, já atendendo uma vocação de atender em todo o Estado, cria-se a unidade de Rio Verde de Mato Grosso. Em 1990, o então Cesup faz a solicitação ao Ministério da Educação para se tornar Universidade e, em 1996, surge a Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal).
“É uma universidade com vocação local, de propor, através da educação, o desenvolvimento da cidade. A instituição desenvolve um trabalho no tripé ensino, pesquisa e extensão”, disse o reitor, lembrando o pioneirismo em trazer para Campo Grande o ensino à distância em 2005.
“Ela é pioneira em trazer essa modalidade para Mato Grosso do Sul e, desde esta época, já trabalhando tecnologias de informação e comunicação para ampliar ofertas para os estudantes locais”, completou.