As baterias de carro contêm metais pesados que agridem a natureza. Por isso, é importante descartá-las de forma correta.
O ideal é embalá-las em um saco plástico resistente para evitar vazamentos e contato com a umidade. Lembre-se ainda de armazenar as baterias sem misturá-las com outros tipos de materiais.
Depois de fazer a separação correta, procure o ponto de venda mais próximo da sua casa. Todos os estabelecimentos que comercializam baterias automotivas são obrigados a aceitar a devolução de baterias usadas de qualquer marca.
Você também pode encontrar o posto de coleta mais próximo da sua residência nos sites:
A toxicidade das substâncias no interior das baterias de celulares contamina o solo e a água, trazendo grandes problemas para a população.
As empresas que produzem e revendem equipamentos eletrônicos são responsáveis por procedimentos de acondicionamento, recolhimento e destinação correta de seus produtos após o consumo.
Por isso, ao invés de jogar a bateria usada no lixo comum, você deve entregá-la na loja de sua operadora ou nas lojas oficiais das fabricantes de celulares. Também é possível entrar em contato com o fabricante do seu aparelho; que é o responsável por informar ao consumidor os locais de descarte e coleta desses produtos.
Mas para encontrar o ponto de coleta mais próximo da sua casa, acesse:
COMPUTADOR
O descarte correto de computadores é uma forma vital de manter resíduos tóxicos fora dos aterros sanitários e conservar os recursos naturais.
Se você está trocando o seu computador por um novo, a doação do antigo pode ser a melhor opção. Os computadores que ainda funcionam recebem uma cara nova e vão para quem precisa. Mesmo aqueles mais antigos podem ser reaproveitados, pois contém materiais recicláveis como plásticos, cobre e prata, entre outros. Também é possível devolver o PC ao fabricante, que será responsável pela destinação correta de acordo com a Lei de Resíduos Sólidos.
Para procurar o posto de reciclagem mais próximo, acesse:
ENTULHO DE OBRA
O entulho de obra ou de reforma não podem ser descartados de qualquer maneira. Existem legislações que abordam o tema; as duas principais são: a resolução 307/2002 do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) e a lei 12305/2010.
Há algumas formas corretas de descartar esse tipo de material, são elas:
-Ecopontos: locais que fazem recolhimento voluntário de entulho de obra em pequenos volumes (até 1 metro cúbico, ou aproximadamente 18 sacos).
– Caçamba: é a forma mais utilizada, onde o munícipe contrata uma empresa que irá remover o resíduo gerado pela obra e fará o descarte em local apropriado e regulamentado. Mas atenção! É importante pesquisar a empresa contratada para saber se eles fazem o descarte correto.
– Coleta convencional: caso não seja muito resíduo, o entulho pode ser colocado na coleta seletiva; a prefeitura de São Paulo retira um limite de 50kg por dia.
Para descobrir onde estão os ecopontos da sua cidade, entre nos sites:
MEDICAMENTOS
O descarte incorreto de medicamentos apresenta riscos à água, ao solo, aos animais e à saúde pública.
Por isso, leve os medicamentos e as embalagens secundárias (cartuchos) até um ponto de coleta ou farmácias e drogarias (grandes redes).
Em cada loja participante, existe uma estação coletora que foi desenvolvida dentro das normas de segurança visando atender às exigências sanitárias e facilitar o descarte adequado de seus medicamentos.
O primeiro passo é verificar a data de vencimento de seus medicamentos e separar os vencidos daqueles que você sabe que não serão mais usados.
Depois, leve a uma estação coletora e siga a orientação de registro, separação, inutilização das embalagens e deposite separadamente nos locais indicados.
Para encontrar o ponto de coleta mais próximo da sua casa, acesse:
ÓLEO DE COZINHA
Cada litro de óleo de cozinha, quando despejado no ralo, é suficiente para contaminar 25 mil litros de água.
Para um descarte correto, armazene o óleo usado em garrafas pet e leve para postos de coleta. Atualmente, a prefeitura e empresas especializadas atuam neste recolhimento.
O óleo descartado corretamente, é reaproveitado para produção de sabão e biodiesel, além de evitar impermeabilização do solo, causando enchentes, e entupimentos de tubulações.
Encontre aqui o ponto de entrega mais próximo de você:
ROUPAS
Se forem jogados em lixo comum, os têxteis, no processo de decomposição, liberam gás de aterro, uma poderosa mistura de gases tóxicos, incluindo dióxido de carbono e metano.
Quando não desejar mais utilizar alguma roupa, caso ela ainda esteja boa para uso, doe para instituições que recebam e repassem essas peças. Você também pode anunciá-las nas redes sociais e/ou aplicativos de revenda e ganhar um dinheiro extra.
Caso as roupas não estejam boas para uso, você pode transformá-las em pano de chão para limpeza de ambientes.
Existem ainda organizações não-governamentais que fazem o recolhimento de peças para reciclar e produzir novas peças, tais como bolsas, tapetes, entre outros.
O importante é: em hipótese alguma jogue peças de roupas no lixo comum.
Ou encontre o ponto de doação mais próximo em: