A empresa alemã Inflight VR realizou no início de março um experimento de seu novo sistema de realidade virtual para o entretenimento de bordo durante um voo na China. O projeto foi testado durante um voo da Spring Airlines entre Xangai e Baishan. Em um post compartilhado em sua página do LinkedIn, a empresa relatou que os passageiros adoraram a ideia.
O Inflight VR se apresenta como um dos pioneiros de seu segmento e tem como objetivo utilizar as oportunidades da realidade virtual para agregar valor às empresas aéreas e seus passageiros. Essa também será uma nova forma das companhias conseguirem receitas extras na operação.
A empresa já havia realizado um teste anterior com a Sun Express Airlines, da Turquia, onde cobrou 8 euros pelo acesso aos óculos VR. Segundo a desenvolvedora, os resultados foram muito positivos.
“Os passageiros responderam extremamente bem à solução, em alguns voos com uma taxa de aceitação de 100% e uma satisfação extremamente alta. O tempo médio de uso por passageiro foi de76 minutos. No total, 83% dos passageiros classificaram-no como fácil de usar, apesar de não terem experiência anterior com VR. Além disso, 75% sentiram que a solução oferecia uma boa relação custo-benefício”, disse a empresa
Ao usar tal tecnologia, a empresa espera fornecer novas formas de entretenimento para passageiros e viajantes por meio de sua extensa biblioteca de conteúdo, que apresenta jogos como xadrez virtual, conteúdo cinematográfico ou conteúdo de viagem.
A ideia pode indicar um novo caminho para o entretenimento a bordo de aeronaves e trazer novas receitas, no entanto, ainda há muitas questões para serem resolvidas, já que os passageiros que estiverem usando o óculos de realidade virtual perderão a consciência da realidade à sua volta. Isso poderia levá-los a desatenção em uma situação de turbulência, por exemplo, ou até mesmo a golpear vizinhos de assento ao tentar interagir com o ambiente virtual.