O soldado brasileiro André Hack Bahi, que atuava como voluntário nas forças da Ucrânia em meio à invasão do país pelo Exército russo, morreu durante combate, segundo relataram nas redes sociais três companheiros dele.
André Kirvaitis, colega de Bahi em meio à guerra, publicou em sua conta no Instagram uma mensagem de despedida que uma combatente ucraniana deixou para o soldado, além de escrever “obrigado por tudo, irmão”.
Outro soldado usou seu perfil no Twitter para homenagear o brasileiro: “Descanse, irmão legionário André Hack”.
Bahi pode ser o primeiro brasileiro a morrer lutando na guerra na Ucrânia.
Em nota ao R7, o Itamaraty afirmou que “o Ministério das Relações Exteriores não possui, no presente momento, confirmação sobre eventual falecimento de cidadão brasileiro em território ucraniano”. No comunicado, a instituição disse que a Embaixada do Brasil em Kiev segue em busca do paradeiro.
O Itamaraty também adverte que “continua a desaconselhar enfaticamente deslocamentos de brasileiros à Ucrânia, enquanto não houver condições de segurança suficientes no país”.
A guerra na Ucrânia completa cem dias nesta sexta-feira (3). A invasão, chamada por Vladimir Putin de ‘operação militar especial’, deixou milhões de refugiados, bilhões de dólares em prejuízo e trouxe à mídia imagens diárias dos horrores de um confronto armado. Confira os principais momentos do conflito até o momento.