Em Campo Grande, o dia amanheceu com chuva forte e tempo instável em todas as áreas da cidade, o que deve permanecer durante todo o dia nesta quinta-feira (22).
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), esta massa de ar frio que passa pelo estado segue durante o final de semana, com maior intensidade na sexta-feira (23) e no sábado (24), quando poderá ter mínima de 8°C em Mato Grosso do Sul.
Campo Grande amanheceu com chuva forte e temperatura mínima de 16°C. No decorrer do dia os termômetros não devem passar de 22°C, com incidência de pancadas de chuvas.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas de vento podem atingir 100 quilômetros por hora e o acumulado de chuva chegar a 100 milímetros no dia na capital. É esperada queda de granizo e alagamentos. O aviso termina no fim desta manhã.
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão em alerta para atender ocorrências relacionadas ao temporal.
Já em Dourados, na região Sudoeste, a temperatura deve variar entre 13°C e 21°C. Para Corumbá, na região do Pantanal, sobe um pouco mais a temperatura, com máxima de 23°C e mínima de 19°C na cidade.
Em Coxim, na região Norte, a máxima pode chegar a 25°C, com mínima de 18°C. Já em Três Lagoas vai ficar entre 16°C e 23°C. Na região de fronteira, em Ponta Porã, a mínima será de 12°C, com máxima de 19°C. Em Iguatemi, no extremo sul, varia entre 12°C e 22°C.
Saiba como será a primavera em MS
Ipê roxo em Campo Grande — Foto: Arquivo g1
A estação mais florida do ano começa oficialmente às 21h04 (de MS), terminando às 17h48 de 21 de dezembro, e a previsão é de chuvas em áreas isoladas. De acordo com o Climatempo, pelo 3º ano consecutivo, a primavera será marcada pelo La Niña em Mato Grosso do Sul.
Um dos seus impactos iniciais para o estado é uma breve demora de consolidação das chuvas ou o retorno da chuva no norte do estado. Já no final da primavera, as chuvas costumam ser mais intensas, com períodos de invernadas e diversos corredores de umidade.
Em outubro, a chuva aumenta no norte do estado a partir da segunda quinzena do mês, e a primavera deve ter chuva levemente acima da climatologia para cidades do Estado.
Já nas áreas centrais, capital e sul de Mato Grosso do Sul, a estação começa com chuva mais frequente e assim fica neste início de mês de outubro, mas a partir de meados do mês, a previsão indica chuvas mais irregulares, longas janelas de tempo seco e calor.
Fonte: G1