O presidente russo, Vladimir Putin, pediu o uso da “boa vontade” para resolver conflitos em todo o mundo, sem fazer referência à guerra na Ucrânia.
“Todo mundo tem boa vontade, e precisamos usar essa boa vontade ao máximo” para resolver quaisquer conflitos, disse Putin ao falar com os líderes na cúpula da Comunidade de Estados Independentes (CEI).
“Devemos nos esforçar para encontrar maneiras de sair da situação atual, onde quer que ela surja”, acrescentou.
Putin também disse que a Rússia “saúda os esforços de mediação de qualquer pessoa, desde que sejam direcionados a acalmar a situação, em benefício de todos os participantes dos conflitos”.
“Isso também se aplica aos nossos parceiros dos EUA e da Europa”, acrescentou.
O evento na capital cazaque de Astana conta com a presença dos líderes do Azerbaijão, Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia, Turcomenistão, Tadjiquistão e Uzbequistão.
Desde o lançamento da invasão da Ucrânia em fevereiro, o Kremlin rompeu os laços diplomáticos com Kiev e seus aliados ocidentais.
No início deste mês, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky assinou um decreto formalmente descartando possíveis negociações com Putin.
Ele veio em resposta ao anúncio de Putin de que anexaria ilegalmente quatro regiões da Ucrânia, em um movimento amplamente condenado por líderes internacionais.