Flamengo x Santos desta terça-feira (25), pela 34a rodada do Campeonato Brasileiro, será o último jogo do Mais Querido antes da quarta final de Libertadores da história do clube. Nas três decisões já realizadas, o Mengo teve ‘despedidas’ sem derrotas: foram duas vitórias e um empate. Uma curiosidade, para os supersticiosos: quando o Fla ganhou no ‘adeus’ para disputar a decisão continental, o Rubro-Negro levantou a taça mais importante da América do Sul.
A primeira final de Libertadores disputada pelo Flamengo foi em 1981. Naquela época, a decisão do continental ocorria em três partidas. Em 13 de novembro, o Mais Querido bateu o Cobreloa (CHI), por 2 a 1, no Maracanã. Três dias antes, o Rubro-Negro goleou o Americano, pelo Campeonato Carioca, por 6 a 1. Os outros dois duelos contra os chilenos ocorreram nas datas de 20 e 23, com uma vitória para cada lado e título garantido para o Mengão. Vale ressaltar que, entre os dois jogos da definição continental, o Fla encarou o Fluminense, no Estadual, no dia 15, e também venceu, por 3 a 1.
Já a segunda final de Libertadores, a histórica virada contra o River Plate (ARG), por 2 a 1, em Lima, foi realizada no dia 23 de novembro de 2019. A última partida antes dos inesquecíveis dois gols de Gabigol ocorreu em 17 do mesmo mês, contra o Grêmio, na Arena do time gaúcho. A vitória por 1 a 0 teve gol do camisa 9, de pênalti.
Coincidentemente, o último adversário antes da final da Libertadores 2021 também foi o Grêmio. O Flamengo abriu 2 a 0, com dois gols de Vitinho. Mas Renato Gaúcho, técnico do Rubro-Negro na época, substituiu o grande destaque do jogo e o Tricolor chegou ao empate, mesmo com um jogador a menos. A partida ocorreu no dia 23 de novembro. Quatro dias depois (27), o Mais Querido foi derrotado pelo Palmeiras, em Montevidéu, na prorrogação.
A ‘despedida’ do Flamengo antes da final da Libertadores em 2022 acontece nesta terça-feira (25), contra o Santos, no Maracanã. A bola rola a partir de 21h45 (horário de Brasília). O duelo é válido pela 34a rodada do Campeonato Brasileiro. Na terceira posição, o Mengo pode terminar na segunda colocação caso vença do time da Baixada Santista. O Rubro-Negro tem três pontos a menos que o vice-líder Internacional, mas possui mais triunfos.