O Ministério da Defesa informou que, na quarta-feira 9, vai encaminhar o relatório sobre as urnas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Trata-se de um documento de fiscalização sobre o processo eleitoral.
“No próximo dia 9 de novembro, quarta-feira, será encaminhado ao TSE o relatório do trabalho de fiscalização do sistema eletrônico de votação, realizado pela equipe de técnicos militares das Forças Armadas”, comunicou a pasta, nesta segunda-feira, 7.
Em 18 de outubro deste ano, o ministro Alexandre de Moraes, presidente da Corte Eleitoral, realizou uma reunião com o ministro Paulo Sérgio Nogueira, ministro de Estado da Defesa.
Já em 22 de outubro, a Defesa enviou três sugestões para serem adotadas pelo TSE, sendo elas no Teste de Integridade das Urnas, no projeto piloto da biometria e na divulgação dos boletins de urna. Dois dias depois, o TSE não acatou as sugestões dos militares.
Em agosto do ano passado, a Corte Eleitoral convidou as Forças Armadas para comporem a comissão eleitoral externa de acompanhamento do trâmite do pleito deste ano.