Está disponível desde sexta-feira (11), o cadastramento de identificação prévia de crianças de seis meses a dois anos, 11 meses e 29 dias para vacinação contra a Covid-19, em Campo Grande (MS). O cadastro deve ser realizado no site Vacina Campo Grande.
O primeiro lote de imunizantes, com 1.520 doses da vacina Pfizer destinada para os bebês, também chamada de “Pfizer Baby”, chegou na manhã desta sexta-feira (11). O voo comercial que trouxe as vacinas de São Paulo para Campo Grande pousou no aeroporto da capital pontualmente, às 7h15.
Diferente do que ocorre para os outros públicos, este imunizante tem como esquema primário três doses, sendo a segunda ministrada quatro semanas após o início do ciclo e a terceira em um intervalo de oito semanas da segunda aplicação.
De acordo com a SES, estima-se que a população total de crianças nesta faixa etária, com ou sem comorbidades, seja de 105.998 mil, sendo: de seis meses a 11 meses, 20.654; 1 ano, 41.308; 2 anos, 44.036, em Mato Grosso do Sul.
Vacinação começa neste sábado
Imagem de um frasco da vacina da Pfizer contra a Covid para crianças de 6 meses a 3 anos. — Foto: AP Photo/Mary Altaffer
Em entrevista ao Bom Dia MS, o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), José Mauro Filho informou que o público-alvo será vacinado, na capital, a partir de hoje (12). Segundo ele, cinco unidades de saúde devem dar início à vacinação e os locais serão divulgados ainda hoje.
Os bebês que estão dentro da faixa etária de vacinação poderão ser previamente identificados e serão divididos entre aqueles que têm comorbidades e os que não apresentam nenhuma condição pré-existente.
Para o cadastro de crianças com comorbidades, é necessário a apresentação de um laudo médico, onde estará especificado qual o tipo de condição pré-existente que o bebê apresenta.
O imunizante da Pfizer, o único aprovado para essa faixa etária no País, recebeu aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 16 de outubro. A falta de imunizantes específicos para esse público-alvo, porém, travou o início da campanha de vacinação.
Fonte: G1