A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso e a venda do Paxlovid, remédio contra COVID-19. O medicamento poderá ser adquirido sob prescrição médica em farmácias particulares.
De acordo com o órgão, a determinação também prevê que o fabricante do remédio mantenha e priorize o abastecimento para as unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para que o uso fosse aprovado, a agência levou em consideração a venda do mesmo medicamento em outros países, como Estados Unidos e Canadá. “A medida também considerou o cenário epidemiológico atual, com a circulação das novas subvariantes da Ômicron e o aumento de casos da doença no país”, afirmou a Anvisa.
Conforme a diretora relatora do órgão, Meiruze Freitas, a venda no mercado privado vai aumentar a facilidade de acesso ao tratamento da COVID-19, visto que o medicamento deve ser tomado dentro de cinco dias após o início dos sintomas.
“O diagnóstico precoce e o tratamento ambulatorial, quando necessário, são importantes para evitar a progressão da doença para casos graves”, afirmou a diretora. Ela reiterou ainda que o tratamento não substitui a vacinação.
Fonte: Estado de Minas