Para te inspirar a encontrar destinos para viajar, elaboramos uma lista com uma sugestão de lugar no Brasil para ir de março a dezembro, levando em conta o clima, os eventos e a alta temporada de cada um.
Para escolher o seu, é só considerar o seu perfil (gosta mais de praia ou de serra? De ecoturismo ou de resort?), seu período de férias e/ou os muitos feriados prolongados espalhados pelo ano.
MARÇO: Búzios (RJ)
O mês é perfeito para visitar o balneário depois da lotação e das chuvas dos meses anteriores. Além de ter mais de 20 faixas de areia, Búzios exibe uma bela coleção de hotéis, restaurantes, boates e beach clubs que, entra ano, sai ano, a fazem um dos destinos de praia mais desejados do país. Passeios de barco pela região permitem admirar os detalhes da costa, entre grutas e prainhas escondidas, e ainda levam para praticar snorkelling e mergulho de cilindro. E as famosas Rua das Pedras e Orla Bardot são perfeitas para passear no fim do ano.
ABRIL: Florianópolis (SC)
Esse é um período esperto para visitar Floripa: o tempo ainda está firme e reina a tranquilidade do “pós-verão”. Para quem busca praias mais badaladas, Jurerê Internacional e outras faixas de areia do norte são boa pedida. Também há opções mais “good vibes”, como as praias do Sul da Ilha: Campeche, Açores e Solidão. Não perca o charme e os restaurantes de frutos do mar de Santo Antônio de Lisboa, o agito e as lojas da Lagoa da Conceição e a visita ao Projeto Tamar, dedicado à preservação de tartarugas-marinhas na região.
MAIO: Campos do Jordão (SP)
Com o friozinho chegando, começa a temporada de visita à mais badalada cidade da Serra da Mantiqueira. Hotéis e pousadas de charme convidam famílias a curtirem seu centrinho com construções de inspiração alpina que abrigam restaurantes, cafés, cervejarias e lojas de malhas e chocolates. Recheiam o roteiro um tour de teleférico ao Morro do Elefante, os passeios de maria-fumaça, uma caminhada pelos jardins do Amantikir e uma volta nos tobogãs e tirolesas do Tarundu.
JUNHO: Hotéis de selva na Amazônia
Próximo de Manaus há muitos hotéis de selva que oferecem experiências imersivas na floresta e são comprometidos com a preservação do meio ambiente. O Uiara Amazon Resort, por exemplo, está instalado em uma plataforma flutuante no Rio Negro. O Amazon Ecopark Jungle Lodge também tem vista para a água, às margens do Rio Tarumã – o que rende uma prainha particular para os hóspedes. Já o Amazônia Jungle Hotel fica às margens do Paraná Ariaú, um canal natural entre os rios que formam o rio Amazonas. Junho é boa época para passeios pelos rios e igarapés.
JULHO: Cidades Históricas de Minas Gerais
As férias escolares do meio do ano são ótimas para conhecer esse pedaço da nossa história. O interior de Minas Gerais conserva casarões, prédios públicos, igrejas e monumentos que são um tesouro artístico e arquitetônico. Cidades como Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Diamantina, Tiradentes e São João del Rei têm centros coloniais bem conservados que hoje abrigam pousadas, restaurantes, cafés e lojinhas. O carisma mineiro, a comida caipira e os artesanatos regionais permeiam toda viagem por lá, que pode ser feita com uma road trip sem pressa. Os mais aventureiros também encontram trilhas, cachoeiras e formações rochosas pelo caminho.
AGOSTO: Gramado (RS)
Que tal conhecer a estrela da Serra Gaúcha no friozinho do inverno? As fábricas de chocolate, os restaurantes de fondue, os pedalinhos do Lago Negro e as miniaturas do Minimundo são iresístíveis, assim como as muitas pousadas com lareia e hidromassagem. Quem vai com crianças pode se divertir no Gramado Zoo, no Vale dos Dinossauros e no Snowland. E vale conferir novidades como a Vila da Mônica Gramado, dedicada à turminha criada por Maurício de Souza, e o Lumni Experience, um parque com experiências imersivas com milhares de luzes coloridas.
SETEMBRO: Fernando de Noronha (PE)
Esse é um dos melhores meses para mergulhar nessa ilha tão especial, onde águas límpidas de um verde-esmeralda único, areias finas e claras, vegetação exuberante e o imponente Morro do Pico, com seus 321 metros, compõem um cenário para lá de paradisíaco. Noronha é um destino povoado por tartarugas, tubarões, golfinhos e outras espécies que podem ser observadas em passeios de barco, mergulhos e trilhas com diferentes níveis de dificuldade. Pousadas charmosas e restaurantes de peixes e frutos do mar acentuam o sabor de uma viagem inesquecível.
OUTUBRO: Chapada Diamantina (BA)
Um oásis no sertão, o Parque Nacional da Chapada Diamantina é rodeado por montanhas de topos chapados, que podem ser contempladas a partir de diversos mirantes, além de cachoeiras imensas, poços de água azulada e formações rochosas surpreendentes. As cidades de Lençóis e Mucugê, principais bases para os passeios, contam com centrinhos coloniais coloridos com barzinhos animados e restaurantes diversificados. Outubro ainda é parte da temporada mais seca na região, quando chove menos.
NOVEMBRO: Porto de Galinhas (PE)
O verão chega mais cedo por lá, e esse é um mês perfeito para aproveitar o sol e atrações mais tranquilas. A praia, que fica na cidade de Ipojuca, a 66 km de Recife, tem mar clarinho rodeado de resorts e represado por corais – um delicioso passeio de jangada leva até piscinas naturais cheias de peixinhos coloridos. No mesmo município ainda ficam praias como Maracaípe, Muro Alto e Camboa: ou seja, há muito o que fazer na região. Passeio para ver cavalos-marinhos, lojinhas de artesanato e restaurantes de iguarias locais, como bolo de rolo e pratos à base de carne de sol, também fazem parte da experiência.
DEZEMBRO: Itacaré (BA)
Para encerrar o ano, um paraíso natural que combina praias de areia branquinha com morros com cachoeiras e Mata Atlântica preservada. Escolha entre pousadinhas e hotéis maiores e passeios para uma praia diferente por dia, de preferência passando por alguma queda d’água. Aliás, atividade é o que não falta em Itacaré: tem rafting, trilha, surfe, SUP yoga… No centrinho, dá para bater perna por restaurantes, lojinhas e bares.
Fonte: CVC