O grupo Assuntos Comunitários, com apoio dos vereadores, o presidente da Câmara Municipal, Carlão Borges (PSB) e Valdir Gomes (PP), realizaram na manhã deste sábado (06), na Associação de Moradores da Coophavila II (AMOC II), o almoço em comemoração ao Dia Nacional do Líder Comunitário. Estiveram presentes na solenidade, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PATRIOTA), vereador professor Riverton (PSD), vereador Carlão Borges (PSB), vereador Beto Avelar (PSD), vereador Ronilço Guerreiro (PODEMOS), vereador Epaminondas, o Papy (SOLIDARIEDADE), vereador Valdir Gomes (PP) e a senadora, Tereza Cristina (PP).
Em suas redes sociais, os políticos sul-mato-grossenses manifestaram sobre o evento. Professor Riverton ressaltou a importância do dia: “hoje nos reunimos e almoçamos juntos, um delicioso almoço em comemoração ao dia do Líder Comunitário! O líder comunitário é uma figura fundamental na luta pela melhoria das condições de vida nas comunidades. Sua dedicação e empenho em defender os interesses da população local muitas vezes são fundamentais para garantir o acesso a serviços básicos, como saúde, educação e segurança. É muito justo que sejam homenageados e reconhecidos por seu trabalho. O evento em comemoração ao Dia do Líder Comunitário é uma oportunidade de destacar a importância desses profissionais e agradecer por seus esforços em prol do bem-estar da população. Estar presente no evento demonstra meu compromisso com a causa e a valorização desses líderes. Parabéns e Deus abençoe a todos”.
O vereador Beto Avelar também parabeniza os líderes pelo dia especial: “grande festa para celebrar o Dia do Líder Comunitário! Dezenas de líderes comunitários marcaram presença na Associação de Moradores da Coophavila 2 para o almoço em comemoração a essa data tão importante que busca valorizar quem está todo dia nos bairros ouvindo a comunidade, trabalhando pelo bem coletivo e encaminhando as demandas junto aos vereadores, secretários municipais e à prefeita. E mais uma vez, atenta à importância do líder comunitário no dia a dia, a prefeita Adriane Lopes demonstrou gratidão, respeito e a valorização das lideranças comunitárias. São pessoas que estão perto do povo e que juntos constroem uma Campo Grande melhor. Parabéns aos líderes comunitários e para a prefeita Adriane Lopes que tem priorizado os líderes comunitários de nossa Campo Grande! Estamos juntos por Campo Grande”!
O líder do PSB, vereador Carlão Borges, em seu discurso no palco da Associação afirmou que “o movimento comunitário é a essência do povo. Esses líderes são os futuros políticos, vereadores com mandato”. Carlão lembrou que foi através de seu trabalho como líder comunitário, que alcançou em 2008 o primeiro pleito de vereador na capital.
Quem ainda utilizou as redes sociais para divulgar a participação no evento, foi a prefeita da capital, Adriane Lopes. Em um post simples, comentou: “comemorando o Dia do Líder Comunitário com um almoço especial em reconhecimento ao trabalho incansável desses homens e mulheres que se dedicam a tornar nossa cidade cada vez melhor. Muito obrigada pela parceria”! Somente a senadora Tereza Cristina não mencionou a sua participação na solenidade.
Sobre a comemoração, o líder comunitário, Samir Espíndola acrescenta que “este evento é organizado pelo Assuntos Comunitários de Campo Grande, ao qual tem diretores que sempre se reúnem em prol de valorizar o líder comunitário. E que as vezes colocar e expor ao poder público as dificuldades que estes líderes têm no bairro, porque ele está na ponta e recebe a cobrança do dia a dia e leva até a Câmara ou até a prefeitura”.
Dia Nacional do Líder Comunitário
O Dia Nacional do Líder Comunitário foi instituído por meio da Lei Nº 11.287/2006. Esta é uma data festiva, mas também de luta, pois muitos profissionais por atuarem diretamente nas comunidades e pelo papel político que exercem acabam recebendo ameaças e até mesmo sofrendo agressões físicas. O líder comunitário é aquele agente que busca soluções junto aos governos para os problemas do bairro em que atua. É ele que conhece de perto os problemas da comunidade e tem essa preocupação de cobrar providências perante a ausência do poder público, pois é a ele a quem os moradores se reportam.