Noruega fornecerá caças F-16 para a Ucrânia

Destaque Mundo

(Sputnik) – O governo norueguês decidiu enviar caças F-16 para a Ucrânia, informou a emissora norueguesa TV2 na quinta-feira, citando fontes. A emissora disse que várias fontes separadas confirmaram a decisão do governo norueguês. A Noruega seria, segundo relatos, o terceiro país da OTAN, depois dos Países Baixos e da Dinamarca, a fornecer os caças para a Ucrânia.

Mais tarde, durante o dia, o primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Store, confirmou que o governo pretende entregar caças à Ucrânia. “Pretendemos transferir os F-16 para a Ucrânia. Mas voltaremos mais tarde com a quantidade e o cronograma das entregas”, foi citado o primeiro-ministro pelo jornal norueguês VG.

Na semana passada, o Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, confirmou que o Secretário de Estado Antony Blinken enviou uma carta aos seus homólogos europeus na Dinamarca e nos Países Baixos com a aprovação formal da transferência de terceiros dos caças F-16 para a Ucrânia. Ele acrescentou que a transferência dos caças seguiria a conclusão do treinamento dos pilotos ucranianos.

Na segunda-feira, a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, afirmou que a Dinamarca enviaria 19 F-16s para Kiev, enquanto o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou que os Países Baixos se comprometeram a fornecer mais 42. Durante uma reunião com o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, em Atenas, Zelensky também afirmou que a Grécia ofereceu treinar pilotos ucranianos para pilotar caças F-16.

midiamax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *