A BAE Systems recebeu um contrato de US$ 797 milhões para continuar a produção do Veículo Blindado Multiuso (AMPV – Armored Multi-Purpose Vehicle) para o Exército dos EUA, com opções adicionais para um valor total potencial do contrato de US$ 1,6 bilhão.
Este contrato coloca o programa AMPV em plena produção, tornando-o o primeiro veículo sobre esteiras recém-projetado e construído na frota do Exército dos EUA a atingir esse estágio de produção em três décadas.
O AMPV substitui a frota de veículos da família M113 da época da Guerra do Vietnã do Exército dos EUA. A família de veículos multimissão AMPV fornece atualizações críticas de capacidade de sobrevivência, mobilidade e interoperabilidade para a Equipe de Combate da Brigada Blindada (ABCT).
“Entrar na produção plena é um marco importante no ciclo de vida de um programa de produção tanto para o Exército dos EUA quanto para a BAE Systems”, disse Jeremy Tondreault, presidente do setor de Plataformas e Serviços da BAE Systems. “O AMPV é o substituto da próxima geração para o venerável M113, e estamos orgulhosos de que esta capacidade crítica esteja a caminho dos homens e mulheres que precisam dos nossos veículos de combate mais capazes nas linhas de frente.”
O programa AMPV é um dos principais programas de modernização de veículos do Exército dos EUA. O Exército concedeu pela primeira vez à BAE Systems o contrato AMPV em 2014 e assinou um contrato de produção inicial de baixa taxa (LRIP) em 2018. O primeiro veículo LRIP foi entregue em agosto de 2020.
A família de veículos multimissão AMPV inclui:
- Porta-morteiros: fornece apoio imediato e responsivo ao fogo de morteiros pesados à ABCT na condução de operações ofensivas em ritmo acelerado;
- Veículo de evacuação médica: permite tratamento imediato ou evacuação no local da lesão para vítimas ambulatoriais e de maca;
- Veículo de tratamento médico: serve como a primeira “sala de operações sobre trilhos” desse tipo para prestar cuidados de manutenção de vida a soldados que sofrem ferimentos potencialmente fatais;
- Veículo de Comando de Missão: facilita o comando de missão digital, fornecendo ferramentas que permitem capacidades de comando, controle e comunicação no campo de batalha.
- Veículo de uso geral: opera em todo o espaço de batalha para realizar reabastecimento, manutenção e evacuação alternativa de vítimas do ponto de lesão;
O AMPV foi projetado especificamente para acomodar necessidades tecnológicas futuras, incluindo maior tamanho, peso e provisões de energia para integração de rede e futuras cargas úteis de missão. Isto dá às nossas formações um veículo de apoio que permite o cumprimento da missão hoje, e um veículo altamente capaz que pode manobrar com a ABCT nos terrenos mais difíceis, pronto para integrar tecnologias e capacidades futuras. Os veículos passaram por dezenas de testes no Exército, para garantir que os soldados recebam uma plataforma segura e pronta para o combate.
O trabalho no programa AMPV ocorre em toda a rede industrial da BAE Systems, que inclui instalações em Aiken, Carolina do Sul; Anniston, Alabama; Fênix, Arizona; Sterling Heights, Michigan; e York, Pensilvânia.