O UFC 293 presenteou os amantes do MMA com uma evento histórico na madrugada deste domingo (10), em Sydney (Austrália). Na luta principal, o americano Sean “Tarzan” Strickland quebrou a banca vencendo o nigeriano e agora ex-campeão dos médios (83,9 kg) Israel “The Last Stylebender” Adesanya por decisão unânime, conquistando o tão sonhado cinturão do UFC.
Adesanya entrou no octógono como franco favorito a defender o título do médios pela sexta vez, mas não contava com um oponente tão duro e determinado a chegar ao topo. Strickland começou forte o combate e, com um boxe sólido, uma defesa segura e sempre caminhando para frente, forçou o nigeriano a lutar com as costas próximas à grade. No final do primeiro assalto, uma bela sequência de golpes quase levou o até então campeão ao nocaute.
O segundo e o terceiro assalto foram de Adesanya retomando o controle e impedindo que Sean conectasse muitos golpes. No quarto período, “Tarzan” voltou a ser mais efetivo nos ataques significativos enquanto Israel se queixava para seu “corner” que estava tendo dificuldades de “achar os jabs”.
Nos últimos cinco minutos, o campeão seguiu apostando em chutes baixos e jabs que quase sempre paravam na guarda de Strickland, que esperou a oportunidade e acertou o rosto de seu oponente algumas vezes. Os últimos segundos da luta da noite tiveram o americano vibrando e chamando Adesanya para o confronto, já imaginando o que viria a seguir.
O resultado que parecia improvável antes do combate começar, passou a ser óbvio após o lutador americano mostrar que queria muito mais o cinturão, indo pra cima, dominando o centro do cage e buscando o confronto direto em mais oportunidades. Vitória de Sean Strickland por decisão unânime e o merecido título de campeão dos pesos-médios do UFC.
Sean somou sua 28ª vitória no MMA profissional. Adesanya perdeu o cinturão da categoria pela segunda vez e amargou apenas sua 3ª derrota dentro do ultimate.
Card Principal
- Sean Strickland venceu Israel Adesanya por decisão unânime (triplo 49-46)
- Alexander Volkov venceu Tai Tuivasa por finalização (Ezequiel) aos 4m37s do 2° round
- Manel Kape venceu Felipe dos Santos por decisão unânime (30-27, 29-28, 29-28)
- Justin Tafa venceu Austen Lane por nocaute aos 1m22s do 1º round
- Tyson Pedro venceu Anton Turkalj por nocaute aos 2m12s do 1º round
Card Preliminar
- Carlos Ulberg venceu Da Woon Jung por finalização (mata-leão) aos 4m49s do 3º round
- Chepe Mariscal venceu Jack Jenkins por nocaute técnico (lesão) no 2º round
- Jamie Mullarkey venceu John Makdessi por decisão unânime (triplo 29-28)
- Nasrat Haqparast venceu Landon Quiñones por decisão unânime (triplo 30-27)
- Charles Radtke venceu Mike Diamond por decisão unânime (triplo 29-27)
- Gabriel Miranda venceu Shane Young por finalização (mata-leão) aos 59s do 1º round
- Kevin Jousset venceu Kiefer Crosbie por finalização (mata-leão) aos 4m49s do 1º round