Para barrar o apoio de deputados federais e senadores ao governo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em votações no Congresso Nacional, a senadora Tereza Cristina, líder do partido na Casa de Leis, elaborou uma cartilha com um conjunto de regras “inegociáveis” e que deverão ser seguidas por todos os filiados à legenda.
Durante visita ao Correio do Estado na manhã de sexta-feira, a parlamentar sul-mato-grossense informou que a criação do manual foi uma determinação do presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, para deixar bem claro que a sigla jamais fará parte da base aliada do governo Lula.
Na prática, o guia é uma resposta ao fato de o deputado federal André Fufuca (PP-MA) ter tomado posse, no dia 13, como novo ministro do Esporte, em substituição à ex-jogadora de vôlei Ana Moser. Ele mesmo já havia dito que o partido continua independente nas votações no Congresso, mesmo com sua entrada na Esplanada.
A senadora revelou ainda que, nesta terça-feira, em Brasília (DF), participará de uma reunião com Nogueira, a fim de lhe apresentar o esboço da cartilha.
Correio do Estado