Terminar a antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro na liderança é um objetivo alcançável por quatro clubes que entrarão em campo nesta quarta-feira (29), a partir das 19h30 (de Brasília).
Palmeiras, o atual dono da primeira colocação, depende apenas de si contra o América-MG, no Allianz Parque, às 21h30 (de Brasília), para evitar que algum dos concorrentes o ultrapasse.
Mas Flamengo, Botafogo e até mesmo o Atlético-MG jogam com a possibilidade de assumir a dianteira na reta final do campeonato. Rubro-negro e Galo se encaram no Maracanã às 19h30, enquanto o Fogão visita o Coritiba, duas horas depois, no Couto Pereira.
E o que cada time precisa fazer para que isso aconteça? O ESPN.com.br apresenta a matemática de cada clube abaixo:
Palmeiras
SE GANHAR: o Palmeiras sobe de 63 para 66 pontos e segue líder (a não ser que o Flamengo tire uma improvável vantagem de nove gols)
SE EMPATAR: o Palmeiras sobe de 63 para 64 pontos e vai precisar torcer para que Flamengo e Botafogo não vençam Atlético-MG e Coritiba, respectivamente
SE PERDER: o Palmeiras permanece com 63 pontos e vai precisar torcer para que o Flamengo perca do Atlético-MG (mas não por uma diferença grande para não ser ultrapassado justamente pelo Galo) e que o Botafogo no máximo empate (desde que não o supere no saldo)
Flamengo
SE GANHAR: o Flamengo sobe para 66 pontos e precisa que o Palmeiras não vença o América-MG
SE EMPATAR: o Flamengo chega a 64 pontos e torce para que o Palmeiras perca do América-MG e o Botafogo não vença o já rebaixado Coritiba
SE PERDER: o Flamengo continuará estacionado com 63 pontos e não terá chance de acabar a rodada em primeiro lugar
Botafogo
SE GANHAR: o Botafogo pula para 65 pontos e seca Palmeiras e Flamengo, que poderiam no máximo empatar com América-MG e Atlético-MG, respectivamente
SE EMPATAR: o Botafogo chega a 63 pontos e tem chance mínima de ser líder, pois teria que torcer para que o Palmeiras perca por uma diferença de quatro gols do América-MG e o Flamengo seja derrotado pelo Atlético-MG
SE PERDER: o Botafogo permanecerá com 62 pontos e, portanto, sem chance de superar Palmeiras ou Flamengo nesta rodada
Atlético-MG
SE GANHAR: o Atlético-MG sobe para 63 pontos, deixa o Flamengo para trás no saldo de gols e torcerá por derrotas de Palmeiras e Botafogo. Além disso, vai precisar tirar uma enorme diferença no saldo para o Verdão (26 a 19)
SE EMPATAR ou PERDER: o Atlético-MG não será líder nesta rodada.