Simplesmente sumiram nesta quarta-feira (21) todas as publicações no Instagram de um dos maiores bancos do Brasil. Além disso, o Itaú, que conta com 1 milhão de seguidores, apareceu seguindo apenas um pessoa: a diva pop Madonna.
O acontecimento levou fãs da cantora a especularem que se trata de um sinal de que Madonna vem ao Brasil e de que os ingressos para o show dela serão vendidos com prioridade para clientes do banco.
Madonna está desde outubro à frente da The Celebration Tour, que marca os 40 anos de carreira da diva. A artista passou pela Europa e agora está em cidades do Canadá e Estados Unidos.
Há cinco shows confirmados na América Latina, na Cidade do México, em abril, o que dá esperança de que a cantora passe também pelo Brasil.
Em janeiro, o produtor William Orbit, que produziu o disco “Ray of Light” de Madonna, em 1998, afirmou em um post no Instagram que a vinda da Celebration Tour para o Brasil está “consolidada”. Não há, no entanto, confirmação oficial.
A estratégia de promover parcerias com artistas em evidência vem sendo adotada recentemente por instituições financeiras, em shows de artistas como Paul McCartney, Eric Clapton, Taylor Swift, RBD, Justin Bieber, Emicida e The Weeknd.
Os bancos anunciam a parceria, e a fanbase dos músicos e das bandas corre para abrir conta ou adquirir cartões de crédito que concedam preferência na hora de comprar ingresso.
É comum que as vendas dos tickets, super disputados, comecem um ou dois dias antes para clientes dos bancos.
Para quem é fã, todo sacrifício para ver o ídolo vale a pena, mas abrir conta em banco é coisa séria e se recomenda cuidado para não cair em armadilhas financeiras. Confira dicas do Banco Central (BC) do Brasil na hora de abrir uma conta:
- Verifique se a instituição financeira é autorizada a funcionar pelo BC
- Compare as diferentes modalidades de conta oferecidas pelo banco e também as modalidades de conta disponíveis em outras instituições financeiras
- Verifique se a modalidade de conta a ser contratada é adequada ao seu perfil de uso
- Leia atentamente o contrato de abertura de conta
- Não assine nenhum documento nem dê seu aceite eletrônico antes de esclarecer todas as dúvidas, inclusive aquelas sobre tarifas e outros custos
- Ao abrir a conta, guarde cópia do contrato, dos documentos, protocolos e autenticações eletrônicas
Encerrar contas bancárias também pode causar dor de cabeça. Se não for feito da forma correta, pode ocasionar, por exemplo, a cobrança de tarifas sem que o correntista sequer fique sabendo.
O BC recomenda que, quando não precisar mais dos serviços de um banco, o cliente apresente formalmente à empresa uma solicitação de encerramento.
O Procon de São Paulo informa que é importante exigir do banco um “termo de encerramento”, comprovante de que a conta foi encerrada e de que não há pendências entre a empresa e o cliente.
Quando o correntista pede o encerramento de uma conta, o banco não pode mais cobrar tarifa de pacote de serviços. A partir dessa data, o banco tem prazo de 30 dias corridos para encerrar efetivamente a conta.
E vem mais suspense
A assessoria do Itaú foi procurada pela reportagem, mas não retornou o contato até a publicação deste texto. Por volta das 15h, o perfil do banco no Instagram fez publicações sobre a campanha institucional da empresa com participação de Madonna, da bailarina Ingrid Silva, da atriz Fernanda Montenegro, do cantor Jorge Ben e dos jogares de futebol Marta e Ronaldo. O Itaú passou também a seguir todas essas personalidades.