O Brasil caiu duas posições no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano da ONU. É o que aponta o relatório das Nações Unidas divulgado nesta quarta-feira (13). Agora, o país está no número 89 da lista com outras 193 nações.
O IDH combina dados de expectativa de vida da população, renda e escolaridade. No relatório, o Brasil ficou com 0,760, no grupo de países com desenvolvimento alto. Os dados divulgados agora em 2024 foram coletados em 2022.
A expectativa de vida do brasileiro médio é de 73,4 anos e de escolaridade é de 15,6 anos. A queda, segundo o relatório, ocorreu principalmente pela pandemia de Covid-19.
O pódio do ranking de IDH ficou com Suíça, Noruega e Islândia, respectivamente. Além do Brasil, todos os países de língua portuguesa, exceto Moçambique, tiveram uma queda no ranking em comparação com o último relatório. Portugal é o único país com desenvolvimento humano muito alto entre os países lusófonos, na posição 42.
Na América do Sul, o Brasil está na frente de países como Colômbia e Venezuela, mas atrás da Argentina, Peru, Uruguai e Chile. O IDH da América Latina e Caribe médio é de 0,386. Em último lugar está a Somália, com 0,674 de IDH.