O britânico Trevor Penny encontrou uma espada no rio Cherwell, na Inglaterra, em novembro de 2023. Após a descoberta, ele contatou o condado de Oxfordshire, responsável por registrar achados arqueológicos, e enviou o objetivo para análise. Recentemente, foi descoberto que a espada é de origem viking, de 1.200 anos atrás.
A autenticação da espada foi feita na primeira semana de março. Acredita-se que o objeto foi forjado entre os anos 850 e 975 d.C, época em que os vikings – grupos pagãos originários da Escandinávia – saiam em incursões às Ilhas Britânicas para saquear, conquistar territórios e negociar vendas com governantes saxões.
“É a coisa mais antiga encontrada neste condado de pesca”, diz Penny ao jornal Oxford Mail. Segundo ele, a espada será mantida sob cuidados do museu de Oxford, podendo, eventualmente, ser colocada em exposição.
+ Cientistas descobrem fóssil de “dragão” de 240 milhões de anos
Espadas e outros artefatos da era vikings são ocasionalmente levados a leilão, sendo comprados para coleções particulares. Esse, no entanto, não será o destino da espada encontrada por Penny. Segundo especialistas, o valor adicional ao achado é dado pelo fato de que a espada está quase completamente preservada, o que é raro na região.