O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), esteve reunido com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Em reunião, ambos discutiram possíveis avanços na logística e infraestrutura que envolvem os dois Estados. A visita foi no Palácio Bandeirantes, sede do Poder Executivo paulista.
Em visita oficial ao Palácio dos Bandeirantes, ambos formalizaram documento pela reativação da ferrovia Malha Oeste e da ampliação da hidrovia Tietê-Paraná. Tanto a Malha Oeste como a Tietê-Paraná são dois eixos de transporte que dão nova dinâmica para a infraestrutura econômica sul-mato-grossense. A divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo é a de segunda maior extensão se comparada às outras divisas que o Estado faz.
Quanto à hidrovia Tietê-Paraná foi debatido o avanço das obras no município paulista de Avanhandava. Elas tornarão a hidrovia navegável também a partir de Mato Grosso do Sul. A informação repassada pelo governador Tarcísio de Freitas é que o trabalho ali está em andamento, com previsão de conclusão para o ano de 2026.
O governador Riedel detalhou as conversas com o líder do Executivo paulista. “Tive a oportunidade de discutir com o governador Tarcísio pautas nacionais e questões que interessam tanto a São Paulo quanto a Mato Grosso do Sul. Há muita convergência em uma gestão de desenvolvimento e crescimento para os estados, muito atrelado à criação de oportunidades de emprego e renda a toda sociedade”.
Da esquerda para direita, Jayme Verruck, Barbosinha, Tarcísio e Eduardo Riedel no Palácio Bandeirantes (Foto: Marcelo S. Camargo/Governo de SP)
A comitiva de Mato Grosso do Sul composta ainda pelo vice-governador, José Carlos Barbosa (PP), o Barbosinha, e o secretário de Infraestrutura, Jayme Verruck, também falou sobre a possibilidade de Tarcísio vir a Mato Grosso do Sul em breve para agenda pública.
“Conversamos para fazer um alinhamento de necessidades de investimento para revitalizar a Malha Oeste, em especial quanto ao volume de carga de Mato Grosso do Sul para o Porto de Santos. Faremos em breve uma agenda junto ao ministro [dos Transportes] Renan Filho para buscar um alinhamento estratégico entre o Governo Federal e os governos de São Paulo e Mato Grosso do Sul”, explica o secretário Jaime Verruck.
Ainda segundo Verruck, o encontro encaminhou investimentos no trecho sul-mato-grossense da Malha Oeste, onde a linha férrea será de bitola (medida padrão da ferrovia) larga, além de uma avaliação no trecho paulista, onde há um menor volume de embarques, mas pode receber trens intermunicipais. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS