Olheiras são manchas escuras que aparecem ao redor dos olhos, em todas as idades e em todos os tipos de pele. Algumas são mais arroxeadas, outras azuladas, as vezes marrom e podem ser causadas pelo cansaço, estresse, idade e até por fatores genéticos.
Algumas pessoas podem ficar desconfortáveis ao precisar lidar com as manchinhas indesejadas no dia a dia. E nem sempre clareadores ou corretivos conseguem resolver a situação. A melhor forma de tratar definitivamente as olheiras é descobrindo qual tipo estamos enfrentando e, claro, procurando o profissional correto para pedir orientação. Confira os tipos e como aliviar as olheiras:
Olheira vascular
De coloração arroxeada ou azulada, geralmente ocorre quando os vasinhos sanguíneos ou veias ficam mais aparentes na pele, deixando uma sombra azulada. Nesse caso, clareadores de olheiras não são muito eficientes. Segundo o dermatologista Werick França o procedimento mais indicado para olheiras vasculares é o preenchimento com ácido hialurônico. Em casa, é possível fazer compressas com gelo e hidratar a pele.
Olheira estrutural
Mais puxada para as cores pretas ou cinzas, a olheira estrutural é genética. Aparece em pessoas que tem o olhar mais profundo, criando uma sombra na pálpebra inferior. Também é muito comum em pessoas acima dos 35 anos. É recomendado o uso de cremes anti-idade e preenchimento com ácido hialurônico.
Olheira pigmentar
Causada principalmente pela exposição solar, a olheira pigmentar possui coloração marrom. Os clareadores funcionam, como o ácido tranexâmico, o ácido kójico e o alfa-arbutin, que podem ser encontrados em farmácias, além de sempre usar protetor solar.
Bolsa de olheira
Aparece pela privação de sono e cansaço. Pode ser causada pelo inchaço natural do corpo, principalmente pela manhã, ou pelo acumulo de gordura que acontece naturalmente conforme o envelhecimento da pele. A aplicação de ácido hialurônico em volta dessas bolsinhas diminuem a aparência de cansaço e o retinol estimula a produção de colágeno, deixando a pele mais firme.
Olheira mista
Uma grande mistura, nesse tipo de olheira é possível encontrar algumas características de todas as outras citadas anteriormente. Pode ser causadas pelo cansaço, flacidez, pele fina, exposição solar e vários outros fatores. E como em todos os tratamentos anteriores, o ácido hialurônico é novamente recomendado, assim como clareadores, hidratantes, compressas e protetor solar.