O conceito de sustentabilidade, cuja raiz está na palavra sustentável, tem como premissa a busca da plenitude da qualidade de vida, considerando a necessidade de se desenvolver ações que harmonizem os aspectos de ordem econômica, social e, especialmente ambiental.
E, ao abordar essa questão, não se pode prescindir da inclusão do ser humano como elo fundamental e importante na cadeia do desenvolvimento sustentável integrado, tanto em termos daquilo que ele influencia, quanto em termos daquilo em que ele é influenciado nesse mister.
Sustentabilidade nos remete aos princípios da vida saudável, da saúde do planeta, da sobrevivência dos seres vivos e da consecução de atividades voltadas para a conservação e preservação dos recursos naturais, nos mais diversos biomas existentes.
E, inserindo o ser humano nesse processo de construção da sustentabilidade, um aspecto deve ser ressaltado no que tange a saúde, tanto a saúde física, quanto a saúde mental, pois boa saúde é a base de tudo para o homem, uma vez que só assim ele pode trabalhar produzir, se relacionar e desenvolver atividades que viabilizem a transformação social, tendo como parâmetro a cidadania e a participação positiva no mundo, propiciando sintonia na convivência humana e com os demais seres vivos existentes no planeta Terra.
Assim, em última análise, ao se trabalhar no sentido da busca da sustentabilidade, a saúde humana ocupa uma posição destacada e deve ser objeto de ação e preocupação dos governantes, dos entes políticos e da sociedade civil organizada
Marco Aurélio B D’Oliveira