A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL NAS ORGANIZAÇÕES.

Campo Grande Coluna Destaque Opinião

Na gestão de pessoas a capacitação profissional se traduz em atividade estratégica nas organizações no propósito da otimização das ações com vistas ao alcance dos objetivos e metas estabelecidos na instituição, isso vale, para as organizações públicas, privadas e do terceiro setor.
A capacitação profissional deve abranger além dos aspectos cognitivos, em termos de transmissão de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, como também no que diz respeito à área comportamental, muito especialmente quanto à motivação e o estimulo na direção da melhoria na performance dos colaboradores e no alcance da produtividade.
As atividades de treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações são fundamentas no processo de nivelamento conceitual, na disseminação da cultura organizacional e em relação a necessidade de novos conhecimentos e habilidades para o manejo das novas tecnologias, a reciclagem profissional e devem ter como base um bem delineado levantamento das necessidades de treinamento, onde serão levantadas e elencadas as demandas específicas de cada colaborador e aquelas inerentes às respectivas equipes de trabalho.
Portanto, as organizações devem elaborar e implementar as diretrizes estratégicas para a capacitação contínua de seus colaboradores, com a realização sistemática de cursos, treinamentos e outros eventos afins, tanto “in company” quanto através de instituições externas.
Assim, um trabalho interessante consiste na formação de instrutores internos de treinamento, de modo que estes possam desenvolver habilidades pedagógicas importantes e consoantes com a realidade da instituição, além disso, é possível atualmente o emprego dos recursos da internet para as ações relacionadas á autocapacitação.
Participação em congressos, simpósios, feiras, por parte dos colaboradores devem merecer a devida atenção no tocante a participação dos colaboradores, visto que permite à organização interagir com o mercado e estar conectado à realidade e às inovações tecnológicas.
A capacitação profissional, além dos benefícios que gera às instituições, também interferem positivamente no objetivo da humanização do ambiente organizacional, na agregação de competências e no aprimoramento das relações interinstitucionais com os clientes e usuários dos serviços.
Em última análise, questione-se sobre o que tem sido feito na organização quanto à capacitação profissional, quais as dificuldades encontradas? quais as estratégias para superação?
Marco Aurélio Barbosa D’Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *