Os anéis olímpicos, símbolo das Olimpíadas em Paris, permanecerão na Torre Eiffel de forma permanente após o fim das competições.
A prefeita da capital francesa, Anne Hidalgo, anunciou a decisão e notificou o presidente da França, Emmanuel Macron, neste domingo (1º/9).
Os anéis foram instalados antes do início dos Jogos Olímpicos, em junho, e têm cerca de 13 metros de altura, com quase 30 toneladas. Segundo a prefeita, será necessário substituí-los por um material mais leve.
“Quero que o monumento e os anéis continuem casados. Como prefeita de Paris, a decisão é minha. Paris nunca mais será a mesma. Quero manter esse espírito festivo vivo” afirmou Hidalgo, em entrevista à imprensa francesa, para acrescentar que já garantiu o acordo ao Comitê Olímpico Internacional (COI). Ele ainda não se pronunciou sobre a decisão.
Símbolo de Paris
A Torre Eiffel foi o cenário de momentos icônicos durante as Olimpíadas e Paralimpíadas, abrigando a arena de vôlei de praia e de futebol de cegos, considerada a mais bonita dos Jogos.
Na Cerimônia de Abertura das Olimpíadas, a cantora Céline Dion fez um retorno triunfante ao cantar no alto do monumento, que também aparece nas medalhas entregues aos atletas.
Fonte: Metrópoles