A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) alertou, nesta quarta-feira (4), sobre um golpe utilizando o nome do órgão. Segundo a agência, golpistas estão enviando e-mails com uma suposta multa por uso de Rede Virtual Privada, conhecida como VPN, para acessar a rede social X (antigo Twitter).
O órgão avisou que as mensagens são falsas. “Se receber uma mensagem desse tipo, não abra nenhum arquivo anexado, não clique em nenhum link e exclua a mensagem”, diz a nota.
O X está bloqueado no Brasil por ordem do STF (Supremo Tribunal Federal). O ministro Alexandre de Moraes determinou multa de R$ 50 mil para quem tente acessar o X pela VPN.
A rede social foi suspensa no país após não indicar um representante legal no Brasil. Toda empresa que atua em território nacional precisa ter uma representação no país.
A VPN é uma tecnologia que permite simular que um usuário está em outro país ao mascarar o número de IP. A utilização da rede virtual privada não é ilegal no Brasil.
Nesta terça-feira (3), a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) pediu ao STF que retire a determinação de multa para quem usar a VPN para acessar a rede social.
Fonte: R7