Apenas duas mulheres foram eleitas prefeitas de capitais brasileiras. São elas: Emília Corrêa (PL), eleita em Aracaju, capital de Sergipe, e Adriane Lopes (PP) que foi reeleita em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Ambas as candidatas venceram em segundo turno, neste domingo (27).
Com 100% das urnas apuradas, Emilia derrotou Luiz Roberto (PDT) com 57,46% dos votos. Já Adriane disputava a prefeitura com Rose Modesto (União Brasil) e recebeu 51,45% dos votos.
Além destas, outras cinco candidatas chegaram à disputa em segundo turno nas capitais: Natália Bonavides (PT) em Natal; Janad Valcari (PL) em Palmas; Maria do Rosário (PT) em Porto Alegre; Cristina Graeml (PMB) em Curitiba e Mariana Carvalho (União Brasil) em Porto Velho.
Ao todo, 724 mulheres foram eleitas entre todos os municípios, o que representa 13% das cidades que resolveram a disputa no primeiro turno.
Um levantamento da Consultoria-Geral da Câmara dos Deputados aponta que o número de prefeitas e vereadoras eleitas em 2024 aumentou dois pontos percentuais em relação a 2020.
Fonte: Band Uol