O 4º Festival Infantil de Judô reuniu 400 alunos de 36 escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (Reme), na manhã deste sábado (30), no estádio Moreninho, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Pais e familiares acompanham as lutas com todos os alunos uniformizados, com kimono cedido pela primeira vez na história, pela Prefeitura de Campo Grande, aos alunos de judô.
De acordo com o chefe da Divisão de Esporte, Arte e Cultura (DEAC), da Secretaria Municipal de Educação, Roberto Vieira, são 36 escolas participantes. “São alunos com idades entre 6 e 10 anos. Aumentamos a modalidade de judô nas Emeis este ano. Todos os kimonos foram adquiridos pela Secretaria e eles se apresentam hoje aqui adequadamente”.
Segundo o professor da modalidade nas escolas Irene Szukala e Aglair de Oliveira, Ronaldo Maja Júnior, o festival é uma ótima oportunidade para incentivar os alunos. “Os alunos têm a oportunidade de mostrar o que aprendem na escola e eles ficam animados para darem seu melhor”.
A professora da Escola de Tempo Integral Iracema Maria Vicente, Lilian Provatto, afirma que o esporte é de fundamental importância, principalmente na vida das crianças. “O Festival é maravilhoso, além da saúde, o esporte trabalha a parte mental e ajuda na interação social que nos dias de hoje é fundamental”.
Alunos
Ana Clara Paes, está no terceiro ano e é aluna de Lilian. “Eu treino desde o ano passado e gosto muito porque consigo aprender. É a primeira vez que participo de um evento grande assim”.
A aluna Elise Rocha, também do terceiro ano, diz que gosta da luta. “Eu gosto de luta, aprendo a me defender e é sempre bom fazer um esporte”.
O aluno Lorenzo Andreas é do grupo 5 na Escola Municipal Aglair de Oliveira. “Comecei a lutar esse ano, porque queria aprender é muito legal”.
Pais e familiares
A assistente administrativo, Miriam Barreto, é mãe de Pedro, do 8 anos, estudante da Escola Municipal Maestro João Ribeiro. “Ele começou em junho deste ano e eu o matriculei, para praticar um esporte, agora tem compromisso de ir às aulas e treinos”.
Cristiane Feitosa é motorista de aplicativo e mãe de Maria Clara, aluna da Escola Municipal Nagen Jorge Saad. “Coloquei a Maria para ela ter disciplina, respeito, ter contato com outros colegas. Ela é muito dedicada, o Festival é incrível para eles mostrarem o que aprenderam”.
O vendedor Cristiano Zanella, foi acompanhar o filho e a sobrinha no Festival. Os dois começaram no judô neste ano. “Eles estudam na Escola Municipal Advogado Demosthenes Martins, e eu acho muito importante o Festival, para incentivar e desenvolve-los no esporte, eu sempre os acompanho”.
#ParaTodosVerem
Foto Capa: Dois meninos em luta de judô, acompanhados de um técnico adulto.
Foto1: Judocas em disputa na arena.
Foto2: Professora Lilian com alunas Ana Clara e Elise.
Foto3: Aluno Lorenzo Andreas, acompanhado de seu técnico.
Foto4: A assistente administrativo, Miriam Barreto, mãe de Pedro.
Foto5: Cristiane Feitosa com sua filha, Maria Clara