Bonito e Campo Grande, ambas no Mato Grosso do Sul, conquistaram o segundo e terceiro lugares, respectivamente, da 25ª edição do Prêmio Caio na categoria Destinos para Eventos de Pequeno e Médio Porte nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. As cidades levaram as estatuetas do Jacaré de Prata e do Jacaré de Bronze, enquanto Belém, no Pará, ficou com o Jacaré de Ouro. A premiação, que foi entregue no dia 10 de dezembro, em cerimônia no Expo Center Norte, em São Paulo, visa identificar e reconhecer o trabalho de empresas e profissionais da Indústria Brasileira de Eventos e Turismo.
“O Mato Grosso do Sul já ganhou alguns prêmios Caio ao longo dos anos e é muito bom ver Bonito e Campo Grandes entre os principais destinos para realização de eventos de pequeno e médio porte”, celebra Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul. “De fato são dois destinos fantásticos para este segmento e que têm uma vantagem em relação a outros lugares, pois podem oferecer lazer conjuntamente, especialmente Bonito. Quem participa dos eventos ainda pode conhecer esse destino incrível”, completa.
Bonito é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, conhecido por suas águas cristalinas, biodiversidade exuberante e paisagens deslumbrantes. O município abriga atrações como o Rio da Prata, que pode ser conhecido na atividade da flutuação, a impressionante e histórica Gruta do Lago Azul, e o Parque das Cachoeiras, que oferece trilhas e banhos em quedas d’água.
O turismo de aventura também é parte importante dos atrativos, especialmente dentro do soft adventure, atividades ao ar livre menos intensas e que não requerem habilidade ou experiência prévia. Há opções para todas as idades e perfis, atendendo bem desde quem busca emoção, até quem prefere a tranquilidade em meio à natureza. Bonito acolhe seus visitantes com uma infraestrutura de qualidade, respeito à natureza e uma ampla variedade de passeios.
Wendling também destaca Campo Grande como um destino com uma pluralidade bastante atrativa. “Além da excelente estrutura para eventos, conta com uma grande gastronomia e seus parques. Além disso, a cidade ganhou o Bioparque Pantanal, que traz um complemento importante ao que o local já oferecia”, detalha. O Bioparque Pantanal é considerado o maior aquário de água doce do mundo. Inaugurado em 2022, ele atingiu neste dia 12 de dezembro de 2024 o marco de um milhão de visitantes e é um dos principais pontos turísticos para visitantes do Brasil e estrangeiros.