Cidade antiga e paradisíaca. Estas palavras definem bem Cananeia, no litoral paulista. O destino turístico conta com sete lindas praias e um riquíssimo patrimônio histórico que renderam a ele o título de melhor roteiro ecológico do mundo pela revista Conde Nast Traveler.
Praias e turismo ecológico
A praia mais famosa de lá é Pereirinha. Por fazer parte do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, Pereirinha recebe no máximo mil visitantes por dia, atingindo o limite facilmente na alta temporada.
O Parque, criado em 1962, preserva 22 mil hectares de Mata Atlântica.
Aventura no arquipélago
O arquipélago de Cananéia é formado pelas ilhas do Cardoso, Bom Abrigo, Casca e a ilha principal, além de uma área continental com seis unidades de conservação ambiental.
Passeios de barco pela exuberante baía de Cananéia são acompanhados por golfinhos, um verdadeiro espetáculo da natureza. O acesso à Ilha Comprida é feito pela laguna que rodeia o Centro Histórico.
Patrimônio cultural e festas populares
Tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, Cananéia guarda preciosidades como a Igreja de São João Batista, erguida pelos jesuítas em 1577.
A construção servia de fortaleza contra invasores, com paredes espessas feitas de calcário e gordura de baleia.
O Museu Municipal Victor Sadowski, por sua vez, abriga um tubarão taxidermizado, o segundo maior do mundo, com 5,5 metros de comprimento.
Cananéia: um destino histórico e paradisíaco no Litoral Sul paulista
“Cananea, 1502”, assim está escrito no enorme mapa mundi formado no chão diante do Padrão dos Descobrimentos, no bairro de Belém, em Lisboa, mostrando as regiões do planeta onde as caravelas portuguesas aportaram.
Entre elas, Cananéia é a única representante brasileira. Localizada a 262 km de São Paulo, esta estância turística é um dos pontos mais paradisíacos do estado.
Natureza e história preservadas
Pequenina em população, com cerca de 12,5 mil habitantes (segundo o IBGE de 2020), Cananéia é rica em biodiversidade.
Predomina o bioma da Mata Atlântica, com mangues e restingas que emolduram sua faixa litorânea.
Apesar de alguns estudiosos considerarem-na a cidade mais antiga do Brasil, por datas anteriores a 1532, não há documentos que comprovem tal status.
Atualmente, o Centro Histórico cananeiense é um tesouro preservado com casarios que datam do período colonial até o século XIX.
Ruas como Tristão Lobo exibem paredes feitas de pedras e argamassa de cal de ostras e óleo de baleia.
A cidade também é famosa por suas festas, artesanato e culinária, com destaque para a Festa do Mar e a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes.
Curiosidades de Cananéia
Parte do Complexo Estuarino Lagamar, Cananéia possui a maior área de mangue preservada do País e foi reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade em 1999.
Seu primeiro nome foi Vila de São João Batista de Cananéia, adotado em 1600, sendo elevada à categoria de cidade em 1892.
A região era o limite sul das terras portuguesas pelo Tratado de Tordesilhas, firmado em 1494, com um marco ainda presente na ilha do Bom Abrigo.
Cananéia foi ponto inicial do Caminho de Peabiru, uma rota que ligava o litoral ao Império Inca no Peru.
Como chegar
Para visitar Cananéia, saindo de São Paulo, acesse a BR-116 (rodovia Régis Bittencourt) até a saída 464.
De lá, siga pela SP-226 e pela estrada Pref. José Herculano de Oliveira Rosa. A viagem leva cerca de três horas e meia, recompensadas por um dos destinos mais encantadores do Brasil.