Jair Júnior, de Três Lagoas a Campo Grande: Uma Jornada na Arbitragem de Futebol

Campo Grande Destaque Esporte Mato Grosso do Sul

O três-lagoense Jair Antonio de Souza Júnior, ou Jair Júnior como é mais conhecido, hoje morador da capital morena, Campo Grande, anunciou em suas redes sociais um marco importante para sua carreira.

Ele é formado em educação física e ingressou na carreira de árbitro de futebol e hoje alcança mais um degrau em sua profissão – entra para o quadro nacional de árbitros da CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão), além de já ter sido aspirante da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Fizemos um bate papo e Jair contou um pouco sobre a sua trajetória profissional:

Fala sobre você? 

“Sou Jair Antonio de Souza Júnior, 37 anos, filho de Jair (Quejinho) e Cláudia Amélia (em memoria). Sou casado com Joice Monique e pai do Miguel, Maria Isabel e Helena. Sou professor de Educação Física lotado pela prefeitura de Campo Grande e do Colégio Nossa Senhora Graças. Ministro aulas em Campo Grande desde 2019 quando assumi o concurso, mas já atuava em Três Lagoas desde 2008.”

Por que a profissão árbitro? como começou sua história?

“Em 2009, ainda na faculdade, fiz o curso da Federação de Futebol de Salão de Mato Grosso do Sul, mas como ainda jogava os campeonatos em Três Lagoas não atuava como árbitro. Entre 2011 e 2013, apitei os Jogos Industriais do SESI de Três Lagoas e depois parei, apenas em 2018, entrei de vez na arbitragem pela LTD (Liga três-lagoense de Desportos) e não parei mais.”

Fala sobre a federação? Ser arbitro oficial? Quais os desafios e como é o sentimento hoje?

“Em 2018 mesmo, eu tive a primeira oportunidade de atuar pela Federação de Futebol de Salão de Mato Grosso do Sul nos Jogos da Juventude do estado, foi uma experiência incrível, aprendi muito com os árbitros de outras cidades do Estado principalmente com os mais antigos. Em 2019, mudei para Campo Grande e as oportunidades só foram crescendo. A Federação sempre me acolheu, desde o saudoso Antonio Flávio (em memoria) que foi nosso diretor de Árbitros, passando pelo Ailton Conceição, diretor de Árbitros de nossa região até o presidente Mauro Ferrari. Os maiores desafios são contra você mesmo, treinar, estudar e se preparar para fazer bons jogos, tudo isso precisa de constância, mas o reconhecimento vem.” 

Deixa uma mensagem pra quem quer seguir a carreira.

“Para quem quiser entrar para a arbitragem, deve ter em mente que seu maior desafio é você mesmo, então se prepare, treine muito, estude cada dia as leis do jogo, tenha resiliência e entregue tudo nas mãos de Deus.”

Fonte: Hoje Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *